Estratégia no Facebook | Globo explica volta de posts nas redes sociais

terça-feira, janeiro 14, 2014 Jony Lan 0 Comments

Em Marketing digital, ficar de fora da maior rede social é dar um tiro no pé em termos de estratégias de Marketing. Em 2013, a Globo decidiu tirar links de suas postagens no Facebook (veja aqui). Entretanto, desde o fim de dezembro, a empresa está, gradativamente, voltando a postar links na maior rede social do mundo.


Veículos como a Revista Época, por exemplo, já estão postando links nas postagens.

Para saber os motivos da mudança, Juarez Queiroz, CEO da Globo.com de entrevista ao Adnews.

Confira a entrevista na íntegra:

1 - Por que alguns veículos da Globo voltaram a postar links no Facebook?

As redes sociais, como o Facebook, são hoje elementos importantes dentro de um complexo ecossistema de mídias digitais. Acreditamos que oferecem muitas oportunidades, tais como a promoção dos nossos conteúdos e marcas, novas formas de relacionamento com o público e de conhecimento da audiência.

Elas são, no entanto, ferramentas ainda muito novas, em constante evolução, com regras voláteis e às vezes pouco transparentes, o que exige um acompanhamento sistemático da evolução dessas ferramentas e a constante revisão das nossas estratégias.

Há alguns meses definimos uma política para orientar as empresas do grupo em relação ao uso das redes, onde reforçamos o papel promocional, de relacionamento e conhecimento na utilização destas plataformas, devendo-se evitar as redes sociais como plataforma de consumo e distribuição dos nossos conteúdos.

Os links sempre estiveram presentes no compartilhamento feito pelo usuário, muito estimulado em todos os nossos sites e voltarão a ser utilizados nas nossas fanpages, mas não como uma estratégia de distribuição e consumo de conteúdo como foi feito anteriormente. E a nossa utilização das redes sociais não deve estar centralizada apenas nas fanpages, queremos estimular formas criativas de utilização das redes sociais.

2 - A audiência proveniente da rede social de Mark Zuckerberg fez falta? Por quê?

As redes sociais, incluindo o Facebook, sempre tiveram um papel secundário na composição da nossa audiência. Na Internet somos um portal acessado por 50 milhões de pessoas, que fazem do G1, GE e GShow líderes em suas categorias. Uma pequena parte do total de visitas vem de redes sociais e é em sua maioria fruto da distribuição feita por iniciativa do próprio usuário quando dá um "curtir" e repercute nossos conteúdos nas redes.

3 - O perfil geral da Rede Globo ainda não está postando links. Existe alguma previsão para que ele comece a postar ou cada página tem sua regra?

Como dito, esse é um processo dinâmico. Um aprendizado importante que tivemos foi de que o modelo precisa ser em parte flexível para se adaptar à diversidade de públicos, marcas e conteúdos das Organizações Globo e cada empresa tem hoje liberdade para definir a forma de usar as redes sociais que melhor pode contribuir para o seu negócio, respeitando a estratégia geral.

4 - É verdade que um comunicado foi divulgado internamente com as diretrizes para postagens? Por que tais regras foram criadas?

As orientações procuram esclarecer sobre quais são as oportunidades, os usos possíveis e, a partir do aprendizado que acumulamos, o que tende a ser mais apropriado e eficiente para os nossos objetivos. Como muitas outras organizações de diversos setores, temos a necessidade de definir políticas internas que regem nossa forma de trabalhar e garantem a qualidade dos nossos conteúdos e do relacionamento que temos com a sociedade e o mercado. Não há qualquer motivo para que seja diferente com as redes sociais e outras plataformas digitais. No caso específico da Internet, essas políticas precisam ser bastante dinâmicas e serão revistas na medida em que o ambiente muda e acumulamos mais conhecimento sobre os resultados.

Está claro, a estratégia de voltar agora é para promover o canal com as atrações de "tapa bucaros" enquanto a elite de funcionários tira férias. Principalmente porque sabem que o "BBB" deve dar uma boa repercussão nas redes.

Fonte: Adnews

Conteúdo relacionado