Modelo de negócios | celular Micromax remunera usuário por anúncios respondidos na Índia

terça-feira, janeiro 21, 2014 Jony Lan 0 Comments


Que tal ganhar crédito respondendo a pesquisas, propagandas, etc? Conectado ao Facebook, o sistema MAd – abreviação de Micromax Ad – tem tarefas e perguntas prontas para os usuários responderem.

A Micromax lança celular que remunera usuário por anúnciosMicromax lança celular que remunera usuário por anúnciospróxima Que tal comprar um smartphone Android por um preço justo e através de cliques em anúncios ganhar créditos para falar à vontade? Esta é a ideia do smartphone Canvas MAd A94. Aliás, Canvas não parece retirado de Business Model CANVAS? É bem provável que a "inovação" para essa empresa pode muito bem ter sido retirado de um modelo de negócios sustentável. Bom né!

Conectado ao Facebook, o sistema MAd – abreviação de Micromax Ad – tem tarefas e perguntas prontas para os usuários responderem.

Cada atividade realizada vale pontos, que são revertidos em créditos nas operadoras. O smartphone, modelo A94, tem configuração modesta:

Android Jelly Bean 4.2.2;
Rede 3G HSPA+;
Processador Broadcom BCM23550, de quatro núcleos rodando a 1,2 GHz;
Memória de 512 MB;
Armazenamento de 4 GB, expansível via Micro SD;
Tela IPS de 4,5 polegadas, com resolução de 480 por 854 pixels;
Câmeras de 5 megapixels na traseira e na parte frontal;
Conexões: Wi-Fi 802.11b/g, Bluetooth e micro USB 3.0.

Veja o vídeo oficial do produto:


Vale dizer que a ideia realmente não é nova. Só para citar um exemplo, a startup Heap Up, finalista do INFO Start de 2012, remunera usuários que se engajarem em responder pesquisas.

A empresa facilmente poderia fazer um acordo com algum fabricante para fornecer uma solução alternativa. O interessante neste caso é fato da fabricante criar a solução inteira por conta própria, inclusive vencendo a burocracia das operadoras para fornecer créditos em planos pré e pós pagos.

O smartphone com esta configuração custa 8490 rúpias indianas, ou cerca de 323 reais, sem impostos ou despesas de envio. Por isso a Micromax é conhecida como uma das responsáveis pela popularização dos smartphones na Índia.

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado