Market Share | com 0,18% a mais, Gol passa a TAM e assume liderança no mercado doméstico de aviação

sexta-feira, março 18, 2011 Jony Lan 0 Comments

Quem acompanha indicadores sabe que cada ponto percentual deve ser perseguido constantemente. Sua empresa não tem indicadores? Então, ela não sabe para onde está indo.

Gol fechou o período com uma vantagem de apenas 0,18 ponto porcentual em relação à rival; apesar da vantagem ainda folgada, as duas líderes apresentaram mais uma vez perda de participação para as companhias de menor porte

A Gol assumiu pela primeira vez a liderança do mercado doméstico de aviação, ao passar a TAM em fevereiro. Segundo números da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia fechou o mês passado com uma participação de 39,77%, enquanto a rival teve uma fatia de 39,59%.


Rickey Rogers/ReutersCompetição. Apesar de ter alcançado a liderança, Gol prevê que pode haver alternância nessa posição nos próximos meses
No ano em completa seu décimo aniversário, a Gol comemora o feito, mas diz que sua atuação não está pautada pela liderança e enfatiza que não ganhou mercado a qualquer custo. "Não conseguimos isso dando passagens. Isso é comprar mercado", disse a vice-presidente de mercado da empresa, Claudia Pagnano. "A celebração desse dado não significa que tenhamos aberto mão do yield médio (margem realizada por assento vendido). Fizemos isso de forma financeiramente saudável para a companhia", acrescentou.

Para o professor Marco Aurélio Cabral, da Universidade Federal Fluminense (UFF), o avanço da Gol pode ser creditado a melhorias na qualidade dos serviços prestados pela empresa, mas também teve influência de uma avaliação mais cautelosa do consumidor com relação à TAM.

"A Gol, por questões de estruturação, incorria em índices de cancelamentos altos e tinha problemas de frequência e qualidade muito severos. Ao longo do tempo, aprimorou seus serviços, como esperado. Já a TAM passou por momentos difíceis, do ponto de vista do atendimento e da qualidade do serviço, no fim do ano passado (a Anac chegou a suspender a venda de passagens da empresa). Então, era de se esperar uma resposta do consumidor em relação a isso."

Apesar de ter passado a rival em fevereiro, a Gol prevê que as duas podem se alternar na primeira posição nos próximos meses. Oscilações na demanda e um aumento geral nos preços das tarifas, provocado pela alta do preço do petróleo, podem mexer com o mercado este ano.

A TAM, além de ter tido uma perda de participação significativa em um curto período - passou de 43,35% em janeiro para 39,59% em fevereiro -, viu sua taxa de ocupação cair mais de dez pontos porcentuais. A empresa argumenta que os números são reflexo de uma diminuição sazonal da participação de passageiros viajando a lazer, acentuada pelo fato de o carnaval ter ocorrido em março.

Em nota, o presidente da companhia, Líbano Barroso, minimiza a perda da liderança, afirmando que, na avaliação da TAM, a posição deve ser resultado do equilíbrio entre o market share e a rentabilidade. "Temos empenhado nossos melhores esforços em reduzir custos e tornar nossas operações cada vez mais eficientes", disse.

Aliança. Embora diversas possibilidades estejam abertas para a Gol nos próximos anos, Cláudia Pagnano garante que a empresa só trilhará caminhos que garantam a manutenção da política de low fare, low cost (baixas tarifas e baixos custos).

É justamente para manter esse modelo que a empresa tem evitado entrar em uma aliança global de companhias aéreas, disse. Ao contrário da TAM, a empresa pretende continuar fechando acordos de compartilhamento individuais. "Participar de uma aliança é uma característica mais associada a uma companhia tradicional, do que a uma de low cost", diz.

Apesar da manutenção de patamares elevados de participação que as deixam isoladas na primeira e segunda posição, Gol e TAM têm perdido participação no mercado para as companhias de menor porte. Em fevereiro, essas empresas ampliaram sua fatia do mercado doméstico para 20,64%. A Azul detém 7,96%, seguida por Webjet (5,89%), Trip (2,77%) e Avianca (2,58%).

Será que cabe mais uma empresa aérea no mercado?
Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Estado de S.Paulo

Conteúdo relacionado