O preço por não ouvir o cliente | Renault cede a consumidora após reclamação online

quinta-feira, março 24, 2011 Jony Lan 0 Comments

Várias empresas acham que os clientes são uns "peenuts", algo do tipo "nada", um grão de areia em um deserto. Quando resolvem "ouví-los" é tarde demais.

Depois de criar site MeuCarroFalha e postar vídeos no YouTube, cliente conseguiu acordo com montadora.

São Paulo - Mais uma vez as redes sociais mostram que não podem ser ignoradas. Depois de fazer barulho na internet por causa de um problema que já arrastava há anos com seu carro, uma cliente da Renalut conseguiu fazer um acordo da montadora.

O caso surgiu em fevereiro deste ano, quando Daniely de Andrade Argenton criou o site MeuCarroFalha e gravou vídeos para alardear críticas contra a montadora.


Segundo ela, o carro do modelo Mégane foi comprado cerca de 4 anos atrás e, desde então, não tem condições de uso. Ela alegava ter entrado em contato com a assistência técnica por várias vezes, mas o esforço fora em vão.

Daniely chamou tanta atenção com sua atuação no Twitter, Facebook e YouTube que a Renault entrou com uma ação judicial que obrigou sua própria cliente a acabar com os canais de comunicação que expuseram a marca negativamente.

Mas na última terça-feira (22) um acordo foi acertado entre as partes e a montadora aceitou devolver o dinheiro que Daniely gastou com o carro e com outros danos.

No site usado para expor o caso, a cliente diz ter incluído no acordo um automóvel Clio, que será doado à AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente, "em agradecimento ao apoio (...) que resultou em mais de 700.000 mil acessos ao site".

"Espero ter contribuído com um bom exemplo, de defesa do meu direito de consumidora e de persistência", afirma Daniely.

Fica a pergunta, será que apenas fazer pesquisas de índice de satisfação dos clientes não é ignorar o % de insatisfeitos? Sua empresa está dando atenção aos insatisfeitos? Ou pelo menos ouve as reclamações?

Abs,

Jony Lan Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado