Comportamento de compra | Nova renda, Novos hábitos nesta Páscoa. O consumidor comprará mais ovos, maiores e mais sofisticados.

segunda-feira, março 14, 2011 Jony Lan 0 Comments


Datas comerciais merecem exploração em dobro!

Estudo da Around Research para SM revela mudanças no comportamento de consumo de ovos de chocolate – todas impulsionadas pelo aumento da renda do brasileiro. Elas trarão mais vendas, mas vão impor desafios na definição do volume de compras do varejo. Prepare-se.

Em vez de ovos de chocolate pequenos, versões maiores. No lugar de apenas um, dois ou mais ovos. E nada de correr atrás de lojas mais baratas. Em 2011, preço não será um problema para o consumidor. Esses são os novos hábitos de compra da Páscoa deste ano, que começam a ganhar força entre os brasileiros. A conclusão é de uma pesquisa da consultoria Around Research sobre comportamento de consumo. Realizado pelo segundo ano consecutivo, o estudo foi feito com exclusividade para SM e contou com 350 pessoas que responderam a questionários pela internet. Mais do que simples mudanças, o levantamento aponta desafios na hora de o supermercadista se planejar para a data. Por que se preocupar com isso? Porque, além de serem necessárias adaptações de sortimento, compras e estoque, a Páscoa promete bombar em vendas.

Se você não acredita, saiba que a expectativa dos supermercados é de elevar em 10% as vendas do período em 2011. Para a Nestlé, um dos motivos é o grande número de lançamentos que chegarão ao mercado neste ano. Luiz Gustavo Ganev, gerente de marketing da rede Big, 15 lojas no interior de São Paulo, afirma que a alta se justifica, sobretudo, pelo aumento do poder aquisitivo da população, principalmente das classes C e D.

E essa também é a principal explicação para as mudanças de comportamento constatadas na pesquisa Around/SM, que contou com a participação de pessoas de todo o País – a maioria moradora da região Sudeste (62%). Acompanhe a seguir os efeitos do aumento da renda nos hábitos de compra de ovos de Páscoa. E não se esqueça de comparar os resultados com a realidade da sua área de atuação.

MAIS OVOS NESTE ANO

Subiu de 69% para 81% o percentual de pessoas que pretendem adquirir mais de um ovo nesta Páscoa. Desse total, 29% dizem que vão comprar dois ovos – 14 pontos percentuais a mais do que no ano passado. Um dos motivos é que, com maior poder aquisitivo, o brasileiro deve resgatar um velho hábito: “Com o aumento da renda, não há dúvidas de que a venda de ovos para presentear vai crescer muito”, diz Daniela Casa bona, coordenadora de pesquisa e atendimento da Around Research.


Segundo o estudo, também permaneceu estável o número de pessoas que vão comprar mais de três ovos – 38%. Em contrapartida, caiu de 31% para 19% o percentual dos que levarão somente um.

Outra novidade é que, em vez dos produtos menores, desta vez são os ovos maiores que crescem na preferência do público. Apesar das versões de 220 g a 270 g ainda serem as mais consumidas (45% dos respondentes costumam comprá-las), os ovos de 400 g a 600 g foram citados como alvo de compras de 29% dos participantes da pesquisa, contra 21% de 2010.

Portanto, não restam dúvidas de que será necessário reforçar pedidos neste ano. Tampouco que um dos segmentos prioritários deverá ser o dos ovos maiores. Porém a consultora especializada em consumo, Simone Terra, faz uma recomendação para evitar prejuízos. Ela sugere fechar um pedido pequeno com os fornecedores e avaliar as vendas totais e as de cada tipo de ovo no decorrer das primeiras semanas. Segundo a especialista, esse período costuma ser um bom termômetro. Se a procura for boa, é sinal de que as vendas serão altas e será preciso ajustar as compras a partir dali.


CRESCE A PREFERÊNCIA PELAS VERSÕES DE MAIOR VALOR

Versões mais sofisticadas também estão nos planos dos brasileiros neste ano. De acordo com o estudo, há mais pessoas interessadas em comprar, por exemplo, ovos que trazem brinquedos (16% dos respondentes, contra 7% de 2010) e ovos licenciados, com personagens infantis, cujo percentual aumentou de 30% para 39%. Em média, ambos os tipos custam mais do que os tradicionais.

Indústria e varejo afirmam que esses ovos não são apenas mais caros, mas também possuem margem líquida superior. “Eles ajudam a rentabilizar ainda mais o período”, confirma Ganev, da rede Big.



Mas, antes de inundar o supermercado com essas versões, avalie bem quais personagens e tipos de brinquedos podem agradar mais o público infantil da sua loja. Segundo os consultores, as vendas estão diretamente ligadas ao sucesso do desenho animado no momento. Em outras palavras, ovos com personagens desconhecidos são risco de encalhe. “As crianças são exigentes. Se não encontram o que querem numa loja, pedem aos pais que as levem a outra”, diz a consultora Simone Terra.

Boa exposição e atividades diferentes contam muito nos resultados dessa linha de ovos. As fabricantes Top Cau e Arcor acreditam que é possível incentivar o consumo desses ovos com exposição em seções associadas ao público infantil, como a de brinquedos ou mesmo a de biscoitos. Outra mudança significativa na compra de ovos de chocolate para esta Páscoa, provocada pela maior disponibilidade de dinheiro, é que menos pessoas pretendem pesquisar preço neste ano. Em 2010, 73% disseram que procurariam a loja mais barata. Neste ano, foram 55%.

O mercado de chocolates cresce a cada ano e as empresas que inovarem e conseguirem sair da mesmice nos ovos de Páscoa, sairão na frente nessa disputa que dura algumas semanas. A sua empresa está preparada? Seu supermercado está preparado para aproveitar ao máximo?
Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: SM

Conteúdo relacionado