Marketing de Relacionamento | Para “casar” com o cliente, é preciso conhecê-lo bem antes

sexta-feira, junho 15, 2012 Jony Lan 0 Comments

Você conhece o seu cliente ou só sabe seu nome e endereço? "É preciso entender as necessidades para ter uma conversa gradual", diz Shar.

Assim como acontece em uma paquera, na relação entre empresas e consumidores as companhias não devem chegar e logo pedir em casamento.

"Marketing interativo é como namorar", compara Shar VanBoskirk, vice-presidente da Forrester Research Inc e uma das maiores autoridades no assunto nos Estados Unidos.

A explicação da metáfora feita pela especialista é a seguinte: assim como acontece em uma paquera, na relação entre empresas e consumidores as companhias não devem chegar e logo pedir em casamento. "É preciso conhecer o cliente antes", afirma.

Em sua primeira viagem ao Brasil para participar hoje do Connect Global Tour, evento da ExactTarget sobre marketing interativo que acontece nesta quarta-feira (13/6) em São Paulo e irá passar também por Sydney, Toronto e Londres, Shar explica que um relacionamento mais próximo entre as marcas e os consumidores começa com o entendimento do que o cliente quer. "É preciso entender as necessidades para ter uma conversa gradual".

E o e-mail não está descartado, apesar do crescimento de outros canais digitais como as redes sociais. O correio eletrônico continua sendo uma ferramenta importante de marketing interativo, na opinião da executiva.

"Até mesmo para atrair os consumidores para a página da empresa no Facebook, o email tem sido útil", diz.

Integração
E é exatamente nessa integração entre os canais de comunicação que a executiva atua na Forrester, há 12 anos.

Para Shar, a medida em que os meios de comunicação digital aumentam, a integração também deve ser maior. Ela prevê que em cerca de cinco anos o consumidor será "always adressable" (sempre alcançável).

Isso ocorrerá porque diferentes objetos terão recursos de interatividade, como as geladeiras, por exemplo, e as empresas terão que aprender como tirar proveito desses pontos de contato.

"Será possível patrocinar até o que os consumidores estão vendo por meio do Google Glass Project", exemplifica, se referindo aos óculos que usam realidade aumentada que estão em desenvolvimento pelo gigante de buscas.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Brasileconômico

Conteúdo relacionado