Adidas desiste de lançar tênis com algemas após acusações de racismo

sexta-feira, junho 29, 2012 Jony Lan 0 Comments

Depois da internet, a opinião "pública" se tornou mais forte para as grandes marcas. Os calçados criados pelo designer Jeremy Scott traziam algemas de plástico amarelas, e foram criticados por organização nos EUA.

São Paulo - A Adidas desistiu de produzir comercialmente um novo tênis criado pelo designer Jeremy Scott, de Los Angeles, depois de ter sido acusada por suposto racismo, de acordo com a CNN. As críticas, conforme o site da emissora, teriam começado assim que a marca publicou uma foto do produto em sua página no Facebook.

Para Jeremy Scott, que criou os calçados, as algemas de plástico amarelas ligadas ao tênis foram inspiradas em um monstro de brinquedo da década de 1980 e 1990, o "My Pet Monster". O personagem era reconhecido por suas algemas de plásticos na cor laranja.

Mas para alguns críticos, como o reverendo Jesse Jackson, líder ativista dos Direitos Civis e criador da organização Rainbow/PUSH Coalition, o tênis, batizado de "JS Roundhouse Mid", poderia ser facilmente associado a "sapatos de escravos", e as algemas seriam uma referência clara às usadas pelos escravos negros do século 19, nos EUA.

"A tentativa de comercializar e fazer popular mais de 200 anos de degradação humana é ofensiva, terrível e insensível", escreveu a Rainbow/PUSH Coalition em sua página no Facebook. A organização também postou uma foto dos tênis, e perguntou aos fãs na rede social o que eles achavam do produto.

Algumas horas depois de a declaração ser divulgada, a Adidas anunciou o cancelamento das vendas do calçado, que começariam em agosto, e pediu desculpas em um comunicado, explicando que "o design de JS Roundhouse Mid não tem nada a ver com escravidão, e sim com o estilo peculiar e único de Jeremy Scott".

"Nós pedimos desculpas às pessoas que se ofenderam com o design e estamos voltando atrás nos planos de comercialização do produto", disse a marca.

As imagens dos tênis chegaram a ser “curtidas” mais de 38 mil vezes em 24 horas, e receberam mais de 4 mil comentários, divididos entre indignados e apoiadores da iniciativa.


Em seu perfil no Twitter, Jeremy Scott postou uma foto do monstro "My Pet Monster" ("Meu monstro de estimação"), apontado pelo designer como a verdadeira inspiração para o tênis.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado