Fator governo | Louis Vuitton é expulsa da Praça Vermelha por governo russo por ação de marketing

quinta-feira, novembro 28, 2013 Jony Lan 0 Comments

Pavilhão da Louis Vuitton na Praça Vermelha, na Rússia.

Ação de marketing gerou saia-justa entre grife de luxo e o Kremlin. Se for retirada, não terá seu efeito conforme planejado. Mas a polêmica, já deu um holofote mundial para a marca.

A Praça Vermelha de Moscou, palco de grandes desfiles militares durante a União Soviética e vizinha da sede do governo, o Kremlin, ganhou recentemente a companhia de um símbolo inegável do capitalismo: as icônicas malas da grife de luxo Louis Vuitton.


E não foi uma presença discreta. Com 9 metros de altura e 30 metros de comprimento, a obra colocada no local é uma réplica do tradicional baú da marca. A ironia da ação de marketing não foi recebida com bom-humor pelo governo russo, e após uma onda de críticas, o Kremlin ordenou a retirada do objeto nesta quarta-feira.

A polêmica mala da Louis Vuitton foi colocada no local por causa do 120° aniversário do centro comercial GUM, situado em frente ao Kremlin, em um lado da Praça Vermelha. O shopping é o mais famoso centro de compras da Rússia. A construção faz parte da exposição “The Soul of Travel”, programada para ser aberta no dia 2 de dezembro, e que seria o último de vários eventos para marcar os 120 anos do centro de compras GUM.


"A construção desse pavilhão não foi estipulada com a Presidência da Rússia", afirmou ao site The Moscou Times um funcionário do Kremlin. Segundo o texto, a previsão inicial era de que a mala ficasse exposta até o dia 19 de janeiro.

Ainda segundo a matéria, o escritório de imprensa do GUM informou que entrou em contato com a marca para falar sobre a "necessidade de desmontar de maneira urgente" a criticada mala.

Nesta quarta-feira, um funcionário da presidência informou que o Kremlin não tinha aprovado a instalação. O porta-voz presidencial Dmitry Peskov disse à agência de notícias estatal RIA Novosti que a remoção não havia sido explicitamente ordenada, mas que havia um “problema de escala” na construção.

A estrutura de nove metros de altura e 30 metros de comprimento foi inspirada na mala usada por um nobre russo, o príncipe Vladimir Orloff (por isso as iniciais P.W.O.). A controvérsia em torno da mala começou devido à proximidade do túmulo do líder comunista Vladimir Lênin. Também houve queixas por parte do público de que a estrutura bloqueou a visão para a Catedral de São Basílio.

Essa é a questão: planejar uma ação de marketing deve sempre considerar possíveis variáveis ambientais, aquelas que não são controladas. Sabendo os riscos, vá em frente!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Exame, FFW

Conteúdo relacionado