Marketing Esportivo | Embaré vai patrocinar o Guarani de Divinópolis no Campeonato Mineiro de 2014

sexta-feira, dezembro 06, 2013 Jony Lan 0 Comments

Marca Camponesa será estampada na camiseta do Bugre no ano da Copa

A marca Camponesa, da Embaré Indústrias Alimentícias S/A, sexta maior indústria de lácteos do país, vai estar, pelo segundo ano consecutivo, estampada na camiseta do time do Guarani, de Divinópolis, durante o Campeonato Mineiro de 2014.

“O Guarani é considerado o maior clube de futebol do Centro-Oeste mineiro, mesma região onde está instalada a fábrica da Embaré, em Lagoa da Prata, há apenas 89 km. Somos, portanto, vizinhos. Aliás, bons vizinhos, e como tal, devemos nos apoiar. Além disso, sua torcida é apaixonada e empurra o time em todas as partidas disputadas, dentro e fora de casa”, justifica o presidente da Embaré, Hamilton Antunes.

Segundo ele, a Embaré tem por princípio retribuir às comunidades do seu entorno o que a empresa ganha dessas comunidades, valores como o comprometimento dos funcionários, o reconhecimento, a identificação e o orgulho das pessoas desses municípios em ter a Embaré instalada na região. Portanto, nada mais justo que devolver de alguma forma tudo aquilo o que recebemos, diz.

“Em um ano de Copa do Mundo, associar a marca Camponesa - que abriga toda a família de lácteos da empresa - aos esportes gera sinergias e dá retorno em termos de visibilidade. O marketing é regido pelos 4p’s – produto, preço, praça e promoção, mas no marketing esportivo existe um quinto “p”, que significa “paixão”. O esporte se envolve com a torcida e seus profissionais pelo elo emocional, de vencer limites e alcançar a glória de uma vitória ou um título. Criar vínculo emocional com a marca é um dos objetivos deste patrocínio”, explica Ana Pinho, gerente de Marketing da Embaré. Ela lembra também que os produtos da marca Camponesa estão diretamente relacionados a alimentos de qualidade, nutritivos, saborosos, portanto, à saúde. E esporte tem tudo a ver com saúde e bem estar, completa.

"Ficamos felizes e honrados em ter a Embaré, uma das maiores empresas de laticínios do Brasil e uma das mil maiores empresas do país nos apoiando. Isso mostra também a força da marca Guarani. Pelo segundo ano consecutivo, para nosso orgulho, teremos a marca Camponesa estampada no uniforme do clube, isto nos estimula e aumenta nossa responsabilidade em buscar sempre os melhores resultados. Queremos que os nossos patrocinadores – Camponesa e Supermercados BH – também se orgulhem de nos patrocinar”, afirma Vinicius Morais, diretor administrativo do Guarani. Segundo ele, a Camponesa, que este ano teve sua marca como patrocínio máster, estrategicamente optou pelas costas da camiseta do time, lugar de maior destaque e visibilidade, o que demonstra que confia no time que a representa.

Sobre o Guarani Esporte Clube

Em 20 de setembro de 1930, alguns amigos se reuniram em Divinópolis para fundar o Guarani Esporte Clube, um dos mais tradicionais times do futebol mineiro.

Com uma história de glórias e conquistas ao longo de mais de 83 anos, o bugre, como é conhecido, sempre figurou entre os grandes clubes do estado. Em 1961 o Guarani foi vice-campeão mineiro, ficando atrás apenas do Cruzeiro. Em 1964, conquistou o Torneio Início, após vencer o Atlético-MG na final. Em 81, o bugre fez excelente campanha na Série C do Campeonato Brasileiro e terminou a competição na quarta posição.

Este ano, o clube ficou em sétimo lugar no Campeonato Mineiro, tendo a menor folha salarial entre todos os times do torneio. E se destacou nacionalmente por ser o único time que não perdeu para o Cruzeiro, atual campeão Brasileiro, em 2013. No último Mineiro, o bugre apertou a raposa no primeiro jogo do Guarani, em casa, e a partida terminou em 0 x 0.

Campeonato Mineiro 2014
Diferente deste ano, na próxima temporada o Bugre disputará seus jogos em sua própria casa, o Estádio Waldemar Teixeira de Faria, mais conhecido como Farião. Por falta de liberação da FMF, em 2013 o clube teve de mandar seus jogos na Arena do Calçado, em Nova Serrana, cidade vizinha de Divinópolis. O mando de jogo em Nova Serrana contrariou a muitos torcedores, mas a boa notícia este ano fez com que o coração bugrino voltasse a bater mais forte e o clube conta com sua torcida para encher as arquibancadas e colorir o Farião de vermelho e branco nos dias de partidas em 2014. Para a próxima temporada, o destaque é o lateral Alex Santos. Eleito o melhor lateral do Campeonato Mineiro de 2012, o atleta atuava pelo Villa Nova e já acertou o contrato para fazer parte da equipe do Guarani.

O técnico Leston Júnior, que completou um ano à frente do Guarani, renovou contrato e comandará a equipe em 2014. “O elenco está realmente muito forte para 2014. Contratamos dez novos jogadores e vamos brigar para chegar à semifinal do Campeonato Mineiro no próximo ano. Prometo que lutaremos por algo grande, do tamanho da tradição do Guarani”, assegurou Leston Júnior.

A sequência de jogos será pesada para o bugre no ano que vem. O time enfrentará cinco equipes em apenas 17 dias: Vila Nova, Minas, Nacional, Tombense, URT e o campeão Cruzeiro, no dia 19 de fevereiro. O grupo, entretanto, está preparado. Foi a primeira equipe do interior de Minas a começar os treinos nesta temporada. Há 65 dias os jogadores já treinam forte para o próximo ano, para aprimorar o preparo físico dos jogadores e o entrosamento. A pré-temporada será no interior de São Paulo, no Centro de Treinamento do Atlético de Sorocaba. O bugre vai treinar e fazer amistosos com grandes times da primeira divisão paulista, como Santos, Corintians, entre outros e virá afiado para o torneio mineiro, que promete muitas emoções este ano.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Multitexto

Conteúdo relacionado