Efeito Ronaldo | AmBev é o primeiro anunciante na carteira da 9ine

sexta-feira, fevereiro 25, 2011 Jony Lan 0 Comments


Como turbinar o seu negócio? Com uma celebridade.

Ronaldo e Marcus Buaiz, sócios da empresa juntamente com o WPP, confirmaram a informação pelo Twitter.

Até 2016, a imagem do Fenômeno estará em campanhas das marcas Brahma e Guaraná Antarctica

São Paulo - A 9ine, agência de marketing esportivo que tem Ronaldo como principal executivo, além do WPP como sócio, já tem sua primeira empresa como cliente. Depois de anunciar Anderson Silva, no início do mês, como o primeiro atleta a ser agenciado, chegou a vez de a Ambev entrar para a carteira da empresa.

A informação foi confirmada pelo empresário Marcus Buaiz, também sócio da operação, pelo Twitter. “Ambev é novo cliente da 9ine”, postou o executivo, sendo referendado, minutos depois, pelo próprio Fenômeno, também pela rede social.

Ronaldo participou na quinta-feira (24/02) de uma convenção mundial da Ambev. O ex-atleta teve seu contrato pessoal de patrocínio renovado na última semana, logo após anunciar oficialmente sua despedida dos gramados. Até 2016, a imagem do Fenômeno estará em campanhas e ações das marcas Brahma e Guaraná Antarctica.

Com a nova parceria, a própria 9ine deve gerenciar a participação da Ambev em eventos e iniciativas ligadas ao esporte – inclusive na exploração da imagem de Ronaldo. A criação das campanhas, porém, continuará a cargo das agências responsáveis. No caso específico das duas marcas citadas, a Brahma figura na carteira da Africa, enquanto o Guaraná Antarctica é atendido pela DM9DDB.

Veja a entrevista do fenômeno dada em setembro de 2010 pela M&M Online sobre a sua já conhecida saída e sua estratégia planejada para a 9ine:

Ronaldo Nazário de Lima, ou Ronaldo Fenômeno para mundo do futebol, ainda vestirá a camisa do Corinthians até o final de 2011. Mas desde já começa a executar planos para quando se aposentar dos gramados também brilhar fora deles. Para isso conseguiu um dos mais poderosos padrinhos da publicidade mundial, sir Martyn Sorrell, presidente mundial da holding WPP. Foi dele o aval para Sérgio Amado, presidente da Ogilvy no Brasil, lançar a empresa de marketing esportivo 9ine para prospectar oportunidades visando o aquecimento desse mercado nos próximos seis anos. Ronaldo reconhece que seu prestígio internacional é o maior trunfo com o qual a empresa pretende se diferencial, mas declara ter a ambição de fazer bem mais do que abrir portas. "São 17 anos de experiência no futebol internacional que quero colocar à disposição dos meus novos sócios", dia Ronaldo, em entrevista ao M&M Online.

M&M Online – Considerando ídolos do esporte que trilharam pelo mundo dos negócios, qual é a sua inspiração para 9ine?
Ronaldo Nazário de Lima – Não é exatamente sobre uma inspiração específica. Acredito que já vi e vivi muito do esporte não só comigo, mas com outros atletas também. Sei o que é certo, menos certo, errado. É na verdade colocar toda minha experiência de mais de 17 anos lidando com isso diretamente a serviço da 9ine e de seus Clientes. Os atletas de maneira geral podem e devem buscar um apoio maior e mais profissional - seja ele jurídico, de marketing, financeiro, de PR - assim como as marcas e empresas precisam deste apoio e conhecimento para explorar todo o potencial do esporte na construção de suas marcas e objetivos de negocio e comunicação.

M&M Online – Além de abrir portas e atrair oportunidades de negócios, que outras funções você acredita que deverá ter na sua atuação na 9ine?
Ronaldo – Como eu já comentei, a minha experiência "fora" dos gramados conta, afinal, são 17 anos vivendo este lado do marketing e da comunicação, e acredito que colocarei esta experiência para os profissionais e equipe da 9ine. De um lado, a experiência em comunicação, no negócio - com profissionais do Grupo WPP - , e eu aportando valor com o ponto de vista do outro lado, de quem vive e viveu tudo isso. De dentro do esporte, do convívio com os atletas, as armadilhas, as oportunidades. Acredito que essa é a combinação imbatível da 9ine.

M&M Online – Você afirma em entrevistas recentes que pretende também investir em jogadores de futebol e fazer a gestão de carreiras. Como isso será dividido entre empreendimentos pessoais e trabalho na 9ine?
Ronaldo – Gestão de carreiras a 9ine pode e deve fazer para um grupo pequeno de atletas. Investir em jogadores de futebol não é parte da 9ine, e também não tenho certeza se vou entrar neste negócio não. O que disse é que já me ofereceram como alternativa para o futuro. Nem posso pensar nisso hoje como atleta. No futuro vamos ver. É um negócio de alto risco e alto retorno. Não faz muito meu estilo não. Agora o foco é cuidar da minha carreira no Corinthians e começar a construir a 9ine com o apoio dos profissionais que estão sendo contratados para isso.

M&M Online – Você também afirma que se arrepende de ter investido US$ 500 mil na compra de uma Ferrari. Que outros erros mais comuns você pretende evitar dos atletas que tiver a oportunidade de representar?
Ronaldo – Não é sobre erros ou acertos. É sobre ter controle, planejamento e realmente gerir a carreira. Onde se quer e se pode chegar. O mesmo se aplica às marcas que estão vendo o esporte como um pilar estratégico e de longo prazo.

M&M Online – Você tem uma longa experiência na convivência com marcas que se interessaram em associar suas imagens ao seu sucesso como jogador. Quais foram as melhores idéias que já sugeriu no sentido de otimizar o investimento dessas marcas?
Ronaldo – O twitter @ClaroRonaldo foi uma das grandes idéias que ajudei a implementar em parceria com a Ogilvy e com a Claro. Uma iniciativa acho que inédita, todo o lançamento pré convocação da seleção, a repercussão e o crescimento constante que temos tido. Hoje acredito que o twitter @ClaroRonaldo seja um dos principais canais de comunicação da Claro. Aliás, acho que a Claro é marca mais seguida no universo digital não é não? Além obviamente de ser hoje um canal que me permite estar em contato direto com as pessoas. Dentro do futebol, o Corinthians é um case também, pelo que temos conseguido fazer juntos. Todos os novos patrocínios, os valores, a repercussão e a visibilidade para as marcas que nos apoiam no Clube. É extraordinário. Isso sem contar a relação que tenho com a Nike e Ambev desde os meus 16 anos. Estou construindo o mesmo relacionamento duradouro com a Hypermarcas e Vale.

Resumo da ópera: NETWORK, você pratica? Não é fazer uma reunião e ficar sentado esperando a próxima ligação. Seja pró-ativo, faça pelo menos o mínimo possível, converse. Pode começar comigo!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Exame, MMOnline

Conteúdo relacionado