Aquisições em pesquisa de marketing | Britânica WGSN compra brasileira Mindset

segunda-feira, setembro 02, 2013 Jony Lan 0 Comments


A WGSN já era representada pela Mindset há nove anos na América do Sul.


Controlada pelo britânico Top Right Group , a empresa de pesquisa de tendências WGSN anunciou a compra da consultoria brasileira Mindset nesta segunda-feira, numa investida para elevar a oferta de produtos e a representatividade na receita global, disse o gerente-geral do Top Right no país.

A WGSN já era representada pela Mindset há nove anos na América do Sul. A empresa, que vende assinaturas de um portal que busca antecipar o que estará em voga na indústria da moda e design, conta com uma base de 370 clientes e tem faturamento anual estimado em 6,5 milhões de dólares na região. O Brasil responde por cerca de 80 por cento desse montante.

"Temos uma visão de longo prazo para o país, que foi escolhido junto com a China como mercado prioritário para a expansão do Top Right", disse José Papa Neto, adicionando que o ambiente econômico atual não diminui as projeções para o futuro.

Segundo o executivo, a operação brasileira responde por 6 a 7 por cento do que a WGSN vende no mundo, uma fatia que a empresa quer elevar, crescendo a um ritmo anual de dois dígitos.

"O mercado europeu já está saturado e o Brasil é um país com 200 milhões de habitantes", afirmou à Reuters. "Não é uma preocupação corrente com juros e câmbio que mudará isso." Com a operação, o Top Right também assume o braço de pesquisa e análise do consumidor da Mindset, divisão criada no fim de 2009.

Entre as companhias assessoradas pela consultoria, estão Coca-Cola, Leroy Merlin, Hypermarcas e Lojas Renner --esta última contou com o trabalho da Mindset para estudar o mercado antes do lançamento da marca jovem Youcom.

Sócia-fundadora da Mindset, Andréa Bisker afirmou que a chancela da WGSN abre portas para a introdução de novos produtos na região. Um deles é o Planet Retail, serviço de dados do setor varejista, que passará a ser ofertado pela filial.

Pelo acordo com o Top Right, Andréa assumirá o cargo de diretora comercial para a América Latina por um prazo mínimo de três anos. Sua sócia Letícia Abraham, por sua vez, responderá pela diretoria de pesquisa e planejamento. O valor da operação, que envolveu a compra de 100 por cento da Mindset, não foi revelado.

"Com a venda, ganhamos musculatura para também dar força à assessoria de produtos, diante de um foco que era mais concentrado em marcas", disse Letícia, sublinhando que a empresa é essencialmente uma "fornecedora de conteúdo".

A proposta de oferecer assessoria às companhias, indo além da assinatura do portal WGSN, ainda engatinha no restante do mundo. A experiência brasileira deve ajudar a estudar movimentos semelhantes em outros locais, disseram as executivas.

ESTREIA AGRESSIVA A compra da Mindset é a segunda aquisição em menos de seis meses do Top Right Group no Brasil, grupo que controla quatro empresas diferentes: i2i (feiras de eventos), Emap (mídia e conteúdo pago), 4C (serviços de informação, como a WGSN) e Lions, que organiza festivais e tem Cannes, voltado ao mercado publicitário, como principal evento.

Em maio, pouco após abrir seu escritório no país, a companhia anunciou a compra da Educar/Educador, maior feira e congresso educacional da América Latina. Segundo Papa Neto, a companhia está aberta a outras aquisições no Brasil, desde que tenham "aderência com os negócios existentes da empresa".

Em 2012, o Top Right Group teve receita de 251,7 milhões de libras, alta anual de 9,2 por cento. Até 2016, o grupo tem como objetivo elevar a representatividade da receita internacional de 33 para 50 por cento.


Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame, Reuters

Conteúdo relacionado