Obsolecência planejada | Híbrido CR-Z da #Honda é eleito o carro do ano no Japão

terça-feira, dezembro 07, 2010 Jony Lan 0 Comments

Não se engane, o que sai nas ruas e nas lojas de novidades é sempre algo planejado a tempos.

Esportivo e ecológico, o Honda CR-Z (abreviação em inglês de Compact Renaissance Zero) foi eleito o carro do ano 2010-2011 no Japão. O híbrido nipônico é equipado com um motor a gasolina e outro elétrico de 10 kW, que somam 14 cavalos de potência.


Quando combinados, os dois motores respondem por um consumo médio de 20 quilômetros por litro de combustível. O modelo também conta com a tecnologia Stop/Start, que desliga o motor, quando o carro para, por exemplo, em um sinal, e o religa automaticamente, quando o acelerador é acionado, o que ajuda na economia de combustível.

Vendido no mercado japonês desde fevereiro deste ano e na Europa e nos Estados Unidos desde agosto, o híbrido da Honda também conta com um sistema que aproveita a energia cinética de uma frenagem e a converte em energia elétrica.

Enquanto vemos carros brasileiros sendo considerados carros do ano, ao mesmo tempo percebemos que estamos concorrendo com um combustível mundial que não temos implantado ainda, a eletricidade. Será que estamos criando um gap tecnológico proposital?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Exame, Honda

Conteúdo relacionado