Branding | GE cria a Datalandia e faz curtas sobre “big data” na internet

segunda-feira, julho 15, 2013 Jony Lan 0 Comments


A empresa gravou em uma “cidade minúscula” para ilustrar a internet industrial, através de cenários envolvendo vampiros e extraterrestres

A GE filmou uma pequeníssima cidade da Alemanha para ensinar às pessoas comuns sobre a internet das coisas realmente grandes. A fabricante de turbinas e motores de avião começou a veicular o primeiro de uma série de curtas que imitam blockbusters para ilustrar a internet industrial por meio de cenários envolvendo vampiros e extraterrestres.

“E se existisse uma pequena cidade que tivesse a internet industrial e eles a usassem no cotidiano para manter os cidadãos mais felizes, saudáveis e produtivos?”, perguntou Tommy Means, fundador e diretor criativo da Mekanism, a agência por trás da campanha.

Os mini-filmes foram gravados na Miniatur Wunderland, um mundo enorme de miniaturas em Hamburgo carregado de réplicas de aeroportos, navios, hospitais, estádios de futebol e vários tipos de moradores. A GE chamou o reino criado de “Datalandia” (cidade dos dados).

A empresa quer que as pessoas entendam que a internet das coisas engloba muito mais que refrigeradores e termostatos; ela também está nas engenhocas industriais ativadas por dados usadas em transporte aéreo e área de saúde – ou a internet Industrial.

“A internet industrial é a camada de dados que está no topo dessas máquinas”, diz Linda Boff, diretora executiva global de marca da GE. Um exemplo: softwares da GE podem disseminar informação dos tomógrafos e aparelhos de ressonância magnética diretamente de um hospital para enfermeiros e pacientes em outros locais.

Mas não se trata de uma campanha b-2-b. A GE quer atingir consumidores de cidades tecnológicas como Brooklyn e Austin com sua mensagem. A empresa não apenas quer educar seus investidores – 40% dos acionistas são investidores do varejo, de acordo com Boff – mas também cortejar talentos da área de tecnologia.

Um curta será lançado a cada semana e postado nas páginas sociais da GE, além de ser veiculado em cinemas. No primeiro, “vampiros sexy” invadem Datalandia. Para afastá-los, eles são atraídos para o estádio de futebol da pequena cidade, que está inundado de luz, a “criptonita”dos vampiros. Os próximos vídeos terão locomotivas em excesso de velocidade, uma invasão alienígena, e condições climáticas extremas. As máquinas inteligentes da GE e os dados que as alimentam fazem o papel dos heróis das aventuras.

Uma prévia da série foi disponibilizada no YouTube, com o alerta: “Advertência forte aos geeks de dados: uso explícito de internet industrial e máquinas inteligentes”. Cartazes dos filmes também têm sido veiculados ao ar livre em cidades com grande apelo tecnológico, como Austin, Boston, Brooklyn e San Francisco.

E que tal um “mini-me”? No fim do mês, a GE convidará as pessoas a postar fotos de seus rostos no site “Datalandify Yourself” e em retorno elas receberão uma pequena versão de si mesmas gerada em uma impressora 3D. Embora a GE vá coletar informações para enviar os bonecos personalizados, coleta de dados não é o objetivo segundo Linda Boff.
 
 
 
Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com  |  http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: EmbalagemMarca

Conteúdo relacionado