Pergunta: A graduação tecnológica de marketing é vista com maus olhos no mercado?

sexta-feira, fevereiro 05, 2010 Jony Lan 0 Comments

Mais uma pergunta dos leitores de MKTmais.com:

---------------

Bom dia Jony Lan! Primeiramente parabéns pelo site.

Tenho uma pergunta, gostaria que respondessem na medida do possível.

A graduação tecnológica de marketing é vista com maus olhos no mercado? Se sim, por quê? Nesse caso qual seria a melhor para se equiparar/destacar no mercado? Emendar uma pós?


Desde já agradeço.
--
Sonny Valle

-------------------

Olá Sonny,

Obrigado pela visita ao Blog. Não deixe de adicionar o @MKTmais no seu Twitter. Bom, carreira, um tema muito recorrente aqui nas perguntas do Blog.

Cursos de marketing são vistos como um somatório para a carreira de marketing. Mas nunca ouvi falar sobre graduação "tecnológica" de marketing, talvez esteja ficando "velho". Marketing é marketing. Se colocam outras nomeclaturas na frente, pode ser uma tendência a especializar o campo do marketing ou de atuação mercadológica, mas pela forma como coloca a pergunta, parece que "é" mal vista pelo mercado.

Para a carreira de marketing, para alguém que está iniciando, a origem da faculdade conta, mas conta mais ainda como forma de desempate subjetivo. Boa parte das contratações de jovens que estão se formando seguem programas de avaliações que retiram essa subjetividade, como programas de estágios em grandes empresas.

Emendar uma pós, essa é uma visão de manada. Todo mundo que saiu da faculdade fez pós, então vou fazer pós em uma faculdade de renome para poder ganhar "corpo" no currículo. A linha de pensamento tem que ser: Nunca vou parar de estudar, ok?

Vamos voltar à sua primeira pergunta: Não. Não sei se o mercado vê com maus olhos a graduação tecnológica de marketing. Ela vê com diferentes olhos: quem ainda está estudando, quem está quase se formando, quem acabou de se formar e quem já tem uma formação à mais tempo. Somado à isso, o mercado vê, principalmente, a sua experiência. Fazer currículo com nome e endereço não serve para entrar como um sênior, por exemplo. Júnior então, vai ter você e mais milhares de pessoas.

Como diferenciar-se? Nesse pensamento, a melhor forma é seguir a regra da pirâmide dos vestibulares. Se você está na base da pirâmide, mais longe do mercado você estará. Aí nesse caso, pós, trabalhos sociais, membro de ONG, associado da empresa júnior, etc. Se junte a tudo que possa somar à sua carreira em termos de EXPERIÊNCIA DE TRABALHO.

Pense assim: Você é o gerente de marketing de uma empresa de médio porte com mais de 15 anos no mercado e acabou de perder o seu único funcionário, o seu braço direito das atividades do dia-a-dia da empresa. Você vai querer um funcionário que acabou de sair da faculdade, um que fez pós e sem experiência, ou um da empresa concorrente que acabou de sair de lá? Vamos mudar o contexto: Você é dono de uma padaria e o seu melhor padeiro foi embora. A sua padaria assa 5000 pães por dia. Sozinho, você só consegue assar 2000. Quem você contrata? O seu sobrinho que gost de te ajudar, a vizinha de pernas bonitas ou o estudante do curso técnico que começou a estudar ontem? É relativo.

O mercado é implacável em uma coisa, experiência. Não só em marketing, mas no setor de atuação. As áreas de RH não deveriam sempre pensar assim, mas quem contrata, normalmente são os gerentes. Estes querem profissionais prontos, de preferência da área de atuação da empresa. Assim se você quer atuar numa empresa de ração de animais, o diferencial é ter atuado, preferencialmente, no mercado de ração de animais.

Soma-se à isso a sua personalidade pessoal. Nenhuma empresa quer um estudante de marketing que não tem iniciativa. Se você não tem iniciativa, não é pró-ativo e não consegue provar, mesmo que argumentando, você está no curso errado e as dificuldades em ser aceito pelo mercado ofuscam qualquer faculdade de grife. Faça a seguinte pergunta, se todos os seus colegas de sala fossem disputar uma mesma vaga para estagiário de marketing, quem seria contratado e por que? Antes de responder que diferencial ter, responda: Quem é você? Se você não sabe quem é Sonny, como você irá "vender-se" para o mercado? Use o que a faculdade lhe ensina como teste piloto para o alcance dos seus objetivos.

Sucesso e boa sorte!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado