TIM lança banda larga pré-paga e aproveita nicho inexplorado

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 Jony Lan 0 Comments

Em estratégia, a melhor forma de vender o mesmo "tipo de produto" é colocando ele em outras embalagens. No caso de acesso à banda larga, a TIM dá um passo para diversificar a forma de entrega do seu serviço de internet móvel, pré-paga.

Se considerarmos a quantidade de telefones pré-pagos no Brasil, a investida é coerente, em linha e oportuna. Os concorrentes devem estar se mordendo e correndo pelos corredores para viabilizar o mesmo tipo de serviço. A velocidade da venda do serviço dependerá da venda de modens 3G, que pelas operadoras, não está nada barato. Esse é um efeito dominó que abrirá brechas para aumentar o mercado cinza em pouco tempo.

Com esse cenário, a empresa espera dobrar a comercialização da oferta, chegando a 3.000 vendas por semana em março. Serviço custará 5 reais por dia. Isso se deve ao fato da sociedade já estar acostumada a comprar créditos para abastecer seus celulares.

A TIM lança sua oferta pré-pago de acesso à internet móvel 3G, segundo informou o presidente da operadora, Luca Luciani, em conferência de imprensa para comentar os resultados da companhia. "O usuário pagará 5 reais por dia e terá direito a 250MB de download", disse o executivo.

A empresa, que encerrou 2008 com 500 mil usuários de banda larga móvel, espera um crescimento acelerado nas vendas devido ao lançamento da banda larga pré-paga. "Estamos vendendo 1.500 por semana e em março esperamos duplicar esse número", afirmou Luciani.

De acordo com Rogério Takanayagi, Chief Marketing Officer da TIM, a oferta da banda larga móvel funcionará de forma semelhante aos hotspots wi-fi existentes em aeroportos e shoppings. Ao fazer o crédito de 5 reais, o usuário poderá acessar a internet por 24 horas. Quando esse prazo se encerrar, terá de comprar mais créditos.

"Se você comparar com ofertas de hotel e aeroporto, vai pagar valor baixo para ter 24 horas de acesso", analisou Takanayagi.

É um "novo" produto que quebra as barreiras de entradas de operadoras de hot spots como a VEX, esta terá que rever o seu conceito para não começar a perder mercado e deverá se diversificar para não "morrer". Com netbooks a menos de 1000 reais (preço parecido com celulares tops), o modem 3G se torna item obrigatório e não demora para termos "bundles" (vendas casadas, conjuntas) de netbooks com modens 3G.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Computerworld

Conteúdo relacionado