Toyota: primeiro carro híbrido com recall no mundo todo

terça-feira, fevereiro 09, 2010 Jony Lan 0 Comments

Tóquio, 9 fev (EFE).- O presidente da Toyota, Akio Toyoda, anunciou hoje que cerca de 400 mil veículos híbridos da marca passarão por recall no mundo todo, entre eles a última geração de seu modelo Prius, devido a uma possível falha nos freios.

Em entrevista coletiva em Tóquio, Toyoda explicou que os detalhes do plano serão anunciados ao final do dia de hoje e afetarão também Estados Unidos, Europa e outras regiões, além de se comprometer a "recuperar a confiança" dos clientes da empresa japonesa.

A Toyota anunciou que os modelos afetados são a última geração do Prius, o sedã Sai, o Lexus HS250h e o Prius Plug-in, todos eles modelos híbridos, que combinam motor elétrico e a gasolina, e cujos sistemas de freios são similares.

A montadora japonesa disse em comunicado que os consertos começarão na quarta-feira no Japão, onde 223.068 serão revisados, e se comprometeu a iniciar as medidas no resto dos mercados o mais rápido possível.

Como medida adicional, a Toyota suspenderá as vendas no Japão do sedã Sai, lançado no final do ano passado, do Lexus HS250h e do Prius Plug-in.

As vendas dos modelos padrão da terceira geração do Prius não serão suspendesas, já que as correções no software do sistema de freios já foram aplicadas a todos os modelos que saíram da fábrica desde o final de janeiro.

O recall do Prius se soma aos quase oito milhões de veículos Toyota que deverão passar por oficinas no mundo todo por possíveis problemas com a resposta do pedal do acelerador, que pode ficar travado.

O presidente da Toyota voltou hoje a pedir perdão aos motoristas, como fez na sexta-feira passada, assumiu sua responsabilidade no ocorrido e reafirmou seu compromisso com a "qualidade" dos produtos da montadora.

"Estou assumindo a liderança", disse Toyoda em inglês, ao se comprometer a trabalhar conjuntamente com fornecedores e distribuidores de veículos, para "recuperar a confiança" e reafirmar a "qualidade" dos carros da Toyota.

Até o último dia 1º, 94 queixas tinham sido apresentadas ao Ministério dos Transportes japonês por causa da possível falha nos freios do Prius, que a Toyota atribui a um defeito do software e não a uma falha mecânica.

Mais de 100 reclamações foram apresentadas também nos Estados Unidos, e por isso veículos de imprensa dão como certo que haverá um recall do Prius em território americano.

O Prius se transformou no símbolo da aposta de Toyota pela tecnologia verde e seu mais recente sucesso de vendas. Desde que sua terceira geração chegou ao mercado, em maio passado, a empresa japonesa vendeu mais de 300 mil unidades em 60 países.

Se a falha mecânica do carro está sendo atribuída à um software, o que podemos esperar no futuro, vírus dominando os carros? Será que teremos seguros de carros com assistência técnica de formatação de memória de carro? Um exagero, talvez, mas um futuro muito próximo, com certeza. O importante é que a empresa admite o erro e atenderá aos clientes. O estratégico é que trará de volta às concessionárias um milhares de clientes, oportunidade ímpar de fluxo de gente pronta para ser bajulada.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: EFE

Conteúdo relacionado