Unidos da Tijuca usou a co-criação ou o bom e velho "ouvir o cliente"?

segunda-feira, fevereiro 22, 2010 Jony Lan 0 Comments

Lá nos idos de Kotler, ao falar sobre co-criação, na verdade ele queria falar sobre algo que já acontecia a milhares de anos atrás, lá na customização de uma roupa, feita sob medida para uma pessoa. Seja ela feita de couro de animais, lá na pré-história. Ou então mais recente, lá na época em que os artesãos davam conta do recado ao fazerem objetos ao gosto do freguês, ou melhor do vizinho.

Dito isso, fica fácil entender que a equação do marketing é ajudar a vender, e que customização é uma das formas de ouvir o cliente. Pesquisas são ferramentas ótimas para ouvir os clientes, assim como os SACs. O problema é que não temos metodologia para extrair dados de SACs e sim de questionários de pesquisas. Ah, bons tempos aqueles em que o alfaiate fazia tudo conforme o cliente pedisse e ainda dava sua opinião para que o mesmo ficasse na moda, elegante e chic.

Assim, fica cada vez mais palatável de entender porque a Unidos da Tijuca ganhou o Carnaval do Rio em 2010. Focando mais no seguinte resultado: ao ouvir as quatro notas dez dadas para o quesito enredo da Unidos da Tijuca, o estudante Vinícius Conceição Ferraz, 15 anos, teve a certeza de que havia dado uma bola dentro.

Vinícius é o cliente que foi ouvido. Sim, a criação não é só co-criação, mas ao ouvir a coletividade, a Unidos da Tijuca fez o que toda empresa deveria fazer: ouvir o seu cliente.

Veja o contexto
Nos últimos quatro anos, Vinícius esteve envolvido, emocionalmente, com o carnaval. E, inspirado por um livro, "Atlantis", imaginou o enredo e enviou uma mensagem pela rede social Orkut ao ídolo Paulo Barros, cujo trabalho ele acompanha de perto desde 2006. O enredo "É Segredo" acabou sendo aceito e sagrou a escola campeã.

Isso é co-criação, co-participação ou o simples: ouvir o cliente e dar à ele o espaço merecido? Será que temos que voltar lá no passado para criarmos nomes diferentes só para falarmos a mesma coisa e deixar mais inteligível ou apenas "complexando" mais a simples arte do marketing?
Fama na web
No Orkut, mesma rede que o Vinícius usou para dar a sugestão de enredo a Paulo Barros, a sua fama vem crescendo. Antes da apuração, no seu perfil no Orkut, o jovem tinha poucos amigos adicionados. À noite do mesmo dia, já somam quase 160 e esse número só aumenta. Várias pessoas deixaram depoimentos parabenizando-o.

Seria Vinícius um reflexo da nova onda de co-criação, ou apenas mais uma releitura moderna do bom e velho "ouvir o cliente"?


Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: G1

Conteúdo relacionado