Pesquisa de produtos: Shakes para emagrecer são mal avaliados

sexta-feira, fevereiro 05, 2010 Jony Lan 0 Comments

Uma pesquisa encomendada pela Proteste, Associação de Consumidores, revelou que muitos produtos para emagrecer do tipo shakes têm desequilíbrios e podem não surtir o efeito desejado pelo consumidor e ainda não suprem a necessidade adequada de vitaminas que o corpo precisa. O instituto avaliou cinco produtos que já havia avaliado há quatro anos: Bio Slim; Diet Shake; Diet Way; Herbalife; In Natura.

Segundo a pesquisa, a análise nutricional dos shakes detectou valor energético de 190 kcal (Herbalife) a 230 kcal (Diet Shake) – já misturados com leite, o que é considerado muito baixo. Quem deseja emagrecer pode até achar que isso é positivo, já que para perder peso é preciso consumir menos calorias. Porém, o corpo humano precisa de energia para se manter vivo, desempenhar suas funções e realizar as tarefas do dia a dia.

O consumo abaixo das necessidades terá um custo para a saúde e até mesmo para a dieta, pois o corpo acabará adotando um sistema de "economia de energia", passando a gastar menos calorias.

Quanto à quantidade de proteínas, o consumo balanceado é fundamental para a formação e manutenção dos tecidos do corpo, na síntese de enzimas, entre outros. Mas o consumo em excesso, a longo prazo, pode acarretar problemas renais e hepáticos e perda de cálcio pelo organismo.

Os produtos estão dentro dos limites legais, mas a Proteste não concorda com o que estipula a lei nesse sentido. Os shakes fornecem em média 32% de proteína. Para a instituição, o ideal seria que as proteínas não ultrapassassem 10% a 15% do valor energético total do produto.

Uma dieta saudável, mesmo para quem queira emagrecer, deve conter carboidratos – de 50% a 60% dos nutrientes da refeição. Porém, três shakes ultrapassam esse valor: Bio Slim, Diet Shake e Diet Way. O consumo de gorduras também é importante. O corpo precisa dos lipídios para absorver vitaminas e sintetizar hormônios, entre outras funções.

Mas a quantidade de gordura presente nos shakes é insignificante. Diet Shake e Herbalife não têm data de fabricação, sendo que o segundo também não informa a validade após aberto.

Já com relação às fibras, para substituir uma grande refeição (como o jantar), os shakes deveriam ter cerca de 10 gramas de fibra por porção. Porém, nenhum deles chega nem perto deste valor.

A Associação não recomenda o consumo frequente de shakes sem orientação adequada de um especialista, pois o emagrecimento rápido poderá vir à custa de perda de músculos e água, não de gordura. As análises ainda apontaram que fornecem proteínas e carboidratos demais, mas gorduras de menos. E o teor calórico dos shakes é baixíssimo, o que os torna desaconselháveis para a saúde.

Essa é a famosa pesquisa para fazer com que as empresas adequem à sua comunicação com os consumidores. Será que as indústrias enxergam isso? Será que o marketing delas se preocupa com esses detalhes? Será que a pesquisa levou em consideração as informações nos produtos? Sem essas perguntas, qualquer análise deixa espaço para comentários.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Jornal Correio do Brasil

Conteúdo relacionado