Comercial da Coca-Cola é cópia de leite Israelense?

terça-feira, fevereiro 16, 2010 Jony Lan 0 Comments

Uma interessante polêmica surgiu em torno da semelhança entre um anúncio da Coca-Cola que passou no Super Bowl deste ano (2010), e um anúncio de 2002, para uma marca de leite de Israel.

Em ambos os anúncios as imagens são sinistramente semelhantes - um homem jovem que vagueia sonâmbulo entre montes e vales para encontrar uma bebida em um frigorífico que mata a sede para que ele possa voltar para a cama - felizmente. Até mesmo a música tema é a mesmo - "Bolero de Ravel".

Agências e clientes parecem não se incomodarem com as semelhanças, dizendo que quaisquer semelhanças são pura coincidência.

"Quando criamos 'Sleepwalker' (sonambulo) para o comercial da Coca-Cola, nós e nossa companhia não tinham conhecimento deste outro anúncio", disse o porta-voz da Coca-Cola Susan Stribling. "Agora que vimos o anúncio, nós pensamos, ambos os comerciais são igualmente divertidos. Enquanto que as duas partes possuem alguns elementos em comum, qualquer semelhança é mera coincidência e não intencional".

Após o Super Bowl uma comparação do anúncio da Coca-Cola pela agência Weiden & Kennedy, e a de 2002 pela Yotvata por Shalmor Avnon Amichay / Young & Rubicam pode ser vista abaixo:


Eu tenho certeza que coinciêndias existem, está lá no dicionário, mas inocência nesse mundo, não. A criatividade é um estado de arte, quando revelada, é sublime, ímpar, única. Qualquer cópia, "semelhança demais", remete à obra de arte original, à criatividade que as pessoas transformam e sempre que possível, merecem todos os créditos pela idéia.

É a lei da física, não dá para ocupar o mesmo espaço criativo ao mesmo tempo.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: 5BBL

Conteúdo relacionado