A "ecologia" reduz custos e em 2010, 5 bilhões de sacolas plásticas deixaram de ser produzidas

sexta-feira, janeiro 07, 2011 Jony Lan 0 Comments

A bandeira ecológica reduz custos e os preços continuam os mesmos.

A redução no consumo de sacolas se deve à ação do Governo Federal e das empresas de supermercados por meio de parceria com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Os 5 bilhões representam 33% da produção de 2009, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

A campanha Saco é um Saco promoveu o debate junto à sociedade e envolveu também o autosserviço, que estimulou os consumidores através da venda de ecobags e benefícios para aqueles que não utilizam os sacos plásticos. O objetivo é gerar uma mudança de comportamento do consumidor.

Promoções e ecobagsAlgumas gigantes do autosserviço criaram promoções para incentivar seus clientes a abandonar as sacolas plásticas. O Walmart criou o programa Cliente Consciente Merece Desconto, que diminui R$ 0,03 da compra a cada cinco itens adquiridos para quem não usa esse tipo de sacola. O valor é calculado direto no caixa. O objetivo é reduzir em 50% o número de sacolas em lojas até 2013.

Já o Pão de Açúcar oferece pontos no cartão fidelidade aos clientes que recusam as sacolas plásticas. O grupo oferece também ecobags aos consumidores e registrou em 2010 a venda de 1,8 milhão de sacolas retornáveis.

O grupo promove a campanha de conscientização em todas as redes (Pão de Açúcar, Extra, CompreBem, Sendas, ABC CompreBem e Assaí) e já comercializou mais de 3 milhões de sacolas ecológicas nos últimos cinco anos.

As indústrias plássticas, se não se reinventarem, terão amargos prejuízos. E não adianta forçar a área de vendas ou a explorar locais cada vez mais distantes, inovar é preciso.

Já para os menos estrategistas, a ação "ecológica" das varejistas tem um ótimo reflexo para elas, menos custos na compra de sacolinhas plásticas e menos tributos a pagar por isso também. No fundo, a ecologia se tornou um ótimo meio de atingir os fins, o lucro.

Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: SM, Infomoney, Agência Estado

Conteúdo relacionado