Fator Anvisa | Drogarias de supermercados terão máquina para ler selo de segurança para medicamentos

segunda-feira, janeiro 03, 2011 Jony Lan 0 Comments

Preparados para o ano novo? Atualizer-se!

Já no primeiro semestre de 2011 começam a ser instaladas em drogarias que pertencem às redes supermercadistas as primeiras máquinas para checar a veracidade de medicamentos por meio de um selo de segurança fornecido pela Casa da Moeda. A Abras (Associação Brasileira de Supermercados), em parceria com a Anvisa, se encarregará de colocar os leitores ópticos em 800 farmácias de empresas de autosserviço. Lojas das redes Carrefour, Walmart, Coop, Grupo Pão de Açúcar, Angeloni e GBarbosa devem ser as primeiras a receber os equipamentos.

Indústria farmacêutica contesta
A criação do selo para combater a falsificação, iniciativa tomada pela Anvisa, é contestada pela indústria farmacêutica, que entrou na Justiça para tentar derrubar a medida e aguarda decisão. O segmento é contra o uso do selo, por considerar os custos envolvidos em sua implantação muito altos.

Uma seladora moderna e rápida pode custar 500 mil euros, segundo Nelson Mussolini, vice-presidente do Sindusfarma (sindicato do setor). Ele afirma que a verificação poderia ser feita apenas por meio de um código 2D, semelhante ao código de barra.



A adoção do selo de segurança pode onerar também o consumidor final e afetar a inflação, segundo Mussolini. "O aumento no custo não pode ser repassado ao preço final, mas chegaria ao consumidor pelo mercado, com a retirada de descontos."

Quem se prepara sempre está à frente do mercado. Será que você já se preparou? Resta saber quem irá "pagar as maquininhas"? As drogarias ou a indústria? Porque os consumidores já assumirão a parcela dela, o preço.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Folha de S. Paulo

Conteúdo relacionado