Estratégia de mix de produtos | Walmart traz de volta 8.500 itens excluídos de suas lojas nos EUA

terça-feira, abril 12, 2011 Jony Lan 0 Comments

Sortimento. As vezes ter muitos produtos pode ser um problema. Mas se você os controla, isso evita uma parcecla da "ruptura" no atendimento aos clientes.

Depois de ter reduzido o sortimento no ano passado, o Walmart está reintroduzindo nas prateleiras de suas lojas dos Estados Unidos 8.500 SKUs. A medida faz parte de um plano para oferecer o maior sortimento disponível no mercado. A ação vai aumentar em cerca de 11% o mix médio das filiais.

“Ouvimos nossos clientes e estamos trazendo de volta os produtos e marcas que eles querem. Voltaremos a oferecer os melhores produtos, a ótimos preços”, disse Duncan Mac Naughton, chefe de merchandising do Walmart nos EUA.

Os novos itens serão destacados nas prateleiras com uma etiqueta “Ele (a) está de volta”. Os corredores de bebidas, massas e salgadinhos já começaram a receber os novos produtos. Nos próximos meses, o plano é ampliar a oferta de perecíveis e descartáveis, como papel toalha e higiênico, e ainda itens de higiene e beleza. Categorias como eletroeletrônicos, artigos esportivos, têxteis e atividades ao ar livre (como camping) serão expandidas no final do segundo semestre.

Ainda nos Estados Unidos, a companhia planeja retomar a estratégia “Preço Baixo Todo Dia”, intensificando a conferência de preços na concorrência e a parceria com fornecedores para diminuir o custo por item. A rede varejista também simplificou sua orientação quanto a cobertura de preços dos concorrentes. Os clientes não precisam mais trazer a prova de que encontram uma oferta melhor em outro supermercado. A empresa irá investir fortemente em um treinamento para que a nova política seja executada de forma consistente em todas as lojas do país.

“A reputação do Walmart foi fundada no princípio de oferecer preços baixos diariamente em um amplo volume de mercadorias”, observou Mac Naughton. “Nossa companhia está determinada a criar a melhor experiência de compra, além de preços baixos nos produtos certos, apoiada em uma clara e consistente política de cobertura de ofertas”, acrescentou.

A empresa está lançando (11/04) uma campanha de televisão para promover as mudanças em todo território americano. Os anúncios serão regionalizados e contarão com a participação dos colaboradores de diversas unidades. A partir de maio, as lojas trarão as sinalizações para os produtos que foram reintroduzidos.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Planet Retail

Conteúdo relacionado