Marketing fail | Colcci é criticada na web por usar pele de animais

quinta-feira, abril 28, 2011 Jony Lan 0 Comments

Monitorar o ambiente inclui o setor, a sociedade, a comunidade virtual! Sim, agora mais do que nunca. Sua empresa já sabe utilizar isso? Acho que não, será?

Outra marca brasileira está a um passo de ter sua imagem manchada na mídia, como aconteceu com a Arezzo. Dessa vez as críticas giram em torno da Colcci, que está sendo alvo de acusações na web, por usar pele de animais em sua coleção Outono/Inverno.

Em sua página oficial do Facebook, a marca soltou a seguinte nota: “Na coleção da Colcci, temos peles sintéticas e peles verdadeira. As peles verdadeiras são de fornecedores com atestado do Ibama, ou seja, os animais são criados para este fim, livres de maus tratos e crueldades”. No entanto, a nota já foi retirada da página, aumentando a revolta de alguns clientes no mural de recados. “Vocês não sabem das coisas horríveis que estão propondo e de quantos clientes estão perdendo! E não adianta apagar, todos vão enxergar a malevolência e a ganância que move essa marca! INACEITÁVEL!”, escreveu uma usuária do Facebook.

Outras pessoas criticaram a atitude dos estilistas e compararam à polêmica causada ela Arezzo. “É impressionante a absoluta falta de consciência de um estilista que assina suas roupas com o sangue de animais cruelmente criados e mortos para servir uma moda fútil e que incentiva o consumismo desenfreado”, publicou Ana Carolina Rezende.

Em resultado à polêmica, foi criada a página Colcci Boicote no Facebook.

Reação
A Colcci divulgou em sua página oficial do Facebook um comunicado oficial sobre a polêmica envolvendo o possível uso de pele verdadeira de animais em sua coleção. A marca alega que apenas uma bolsa realmente usa pele de coelho e se compromete a retirar tal peça das prateleiras. Leia abaixo:

“Devido aos últimos acontecimentos a Colcci vem por meio deste esclarecer que:


A Colcci utiliza em suas coleções peles sintéticas. Na coleção de inverno 2011, há apenas uma bolsa de pele de coelho, que possui todos os certificados ambientais necessários.


A pele usada é considera resíduo, e é comprada de um frigorífico que comercializa a carne deste animal para consumo humano, sendo assim os animais não foram sacrificados para o uso das peles.


Mesmo assim a marca não pretende utilizar peles verdadeiras em suas futuras coleções e se compromete em retirar este modelo de bolsa do mercado".

O comunicado foi uma forma rápida de dar um respaldo ao ouvir a "sociedade" após o ocorrido. Mas monitorar a concorrência e a sociedade pode evitar erros no futuro. Será que haverá mais uma marca de moda brasileira que irá cometer o mesmo erro?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Colcci, Vírgula

Conteúdo relacionado