Estratégia de Marketing da LG inclui parceria com Porta dos Fundos

sexta-feira, abril 19, 2013 Jony Lan 0 Comments

As mídias tradicionais são menos eficientes? Talvez esse tenha sido uma linha seguida para provar o investimento de uma multinacional em um "programa da internet brasileira". O filme da LG deseja aguçar a curiosidade das pessoas para que elas mesmas façam suas mudanças e prestem atenção em novos caminhos e possibilidades. (Esse foco é muito pesado para uma mídia de massa?)


Com um conceito totalmente criado para o público brasileiro, a LG Electronics do Brasil lança a campanha de marketing para o smartphone LG Optimus G baseada no mote “Pense Grande. Pense G”, voltada para o público que corre atrás de seus objetivos de forma diferente e além do comum. Ao olhar para esses consumidores, a LG inova na maneira de lançar o produto no país, com uma campanha criada pela agência Y&R. A empresa também anunciou uma parceria com o grupo de humor Porta dos Fundos.

A campanha, criada pela Y&R, tem a representação do conceito “Pense Grande. Pense G”, principalmente, no filme que será veiculado em TV aberta e fechada a partir do dia 25 de abril. O vídeo conta a história de um corredor que chega ao lugar mais alto do pódio. No momento de sua premiação, sua trajetória é contada de trás para frente, relembrando toda a determinação que foi necessária para conquistar seus sonhos. Relembra, ainda, o apoio de sua mãe nesse caminho percorrido.


No momento da premiação, o LG Optimus G acompanha o atleta, cujo treinador faz uso do aparelho para ver um vídeo, tirar uma foto e enviar uma mensagem para a mãe do corredor, utilizando o recurso “QSlide”, “Quick Memo” e câmera, com o suporte do processador Snapdragon™ S4 Pro. O filme deseja aguçar a curiosidade das pessoas para que elas mesmas façam suas mudanças e prestem atenção em novos caminhos e possibilidades.

“O conceito que está por trás desse filme é de trazer o LG Optimus G para a realidade de pessoas que pensam grande e que não medem esforços para isso. A LG também inovou ao exemplificar esse conceito, depois de sua trajetória de sucesso com os demais smartphones da marca”, afirma Barbara Toscano, gerente geral de marketing da LG Electronics do Brasil.

A campanha também engloba materiais de ponto de venda e mídia online, com ações nos principais portais do Brasil. Conta, também, com um filme teaser que será seguido pelo lançamento da campanha com vídeos de 60", 30" e 15".

Parceria com Porta dos Fundos

Com foco no público digital, a LG inova mais uma vez e conta com a parceria do grupo de humor Porta dos Fundos para executar sua estratégia em mídia online. O Porta dos Fundos é um grupo de humoristas de grande sucesso na internet que divulga em seu canal no Youtube vídeos com situações engraçadas do cotidiano.

A LG buscou essa parceria devido à essência do sucesso do grupo – todos eram roteiristas de programas de humor e resolveram se juntar para fazer algo diferente na internet. A ideia deu certo e hoje cada vídeo publicado conta com, em média, 3 milhões de visualizações.

Vale lembrar que o Porta dos Fundos já fez parceria com outras marcas, como Bis, Fiat e Spoleto.

“O Porta dos Fundos faz um humor diferente, focado no público consumidor do LG Optimus G – pessoas que entendem de tecnologia e que necessitam de um aparelho para acompanhar seu dia a dia. A LG procurou fazer algo diferente e pensou grande também no meio online”, afirma Barbara.

Serão produzidos sete vídeos com o Porta dos Fundos, criados pela agência VML, que contarão a história do grupo de maneira irreverente, de como a ideia simples se tornou um case de sucesso.

O primeiro vídeo será um teaser, lançado no dia 22 de abril e, a partir do dia 25, serão quatro vídeos com intervalo de uma semana. Também será produzido um vídeo falando somente do produto para ser utilizado nas lojas virtuais dos varejistas que comercializarão o LG Optimus G. O último vídeo fica por conta de um “trueview” – cinco segundos de gravação para ser veiculado antes dos vídeos no Youtube.

Todos os vídeos serão publicados na página da LG no Facebook e no canal da marca no Youtube.

Seguindo a trajetória de sucesso da última campanha de smartphones da LG, a empresa aproveita sua expertise na área de e-commerce e disponibiliza ferramentas e recursos digitais que vão potencializar ainda mais a venda do produto à medida que os consumidores interagirem com a campanha.

Com duas frentes – a de frequência e a de remarketing – é possível identificar o nível de interesse do consumidor no produto e impactá-lo de acordo com a sua propensão à compra.

“Cada vez mais, as mídias online ganham expressiva importância na estratégia de marketing da LG, ao gerar conteúdos relevantes para os usuários por meio de vídeos que agreguem ao cotidiano das pessoas. Com essa estratégia, a empresa investe no lançamento do LG Optimus G, que se configura como uma das apostas da companhia para se posicionar na categoria premium de smartphones e seguir rumo à liderança”, reforça Pablo Vidal.

Liderança? Só o Marketing Share dirá! O Dia das Mães será o termômetro para qualquer de smartphones, inclusive a da LG.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado