Marketing promocional | Schweppes comemora 230 anos com embalagens vintage

sexta-feira, abril 19, 2013 Jony Lan 0 Comments

 


Para celebrar seus 230 anos de história, a Schweppes decidiu resgatar as origens da marca. As latas especiais comemorativas são inspiradas em cartazes de campanhas antigas da marca, e cada uma representa um período e um sabor do refrigerante.

No Brasil, a marca é fabricada pela Coca-Cola desde 1999.

As histórias por trás dos rótulos das edições especiais dos 230 anos de Schweppes são as seguintes:


Tônica – Em 1783, surgiu Schweppes, uma espécie de água gasosa, que causava frisson com suas borbulhas nos copos e nas pessoas mais chiques da época. Rapidamente, Schweppes foi reconhecida como uma bebida elegante, sofisticada e especial. Como indicava o próprio rótulo do produto na época, não era uma bebida qualquer, era “The Gentlemen’s Choice”.


Ginger Ale – Um exuberante palácio de ferro e vidro foi construído em Londres, em 1851, para “A Grande Exibição”, a exposição em que se apresentaram as grandes descobertas tecnológicas da Revolução Industrial. Um evento que entrou para história da humanidade e também para a de Schweppes, que foi condecorada pela rainha Vitória, da Inglaterra, como a distribuidora oficial de água e soda da Coroa britânica. Na entrada do palácio havia uma enorme fonte de cristal que, em vez de água, bombeava a efervescente soda Schweppes, que também tinha a fama de revigorar os sistemas do corpo. A Fonte da Juventude, como era chamado o monumento, ganhou traços gráficos e imediatamente virou símbolo da marca. E, como manda a tradição, tem até hoje seu espaço garantido nas latinhas de Schweppes.


Citrus – O esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol nunca tinham feito tanto sucesso até que chegaram os anos 30. Foi nessa época que as famílias mais sofisticadas começaram a sair da cidade e procurar regiões de praia para aproveitar as férias. As sombrinhas que acompanhavam os passeios no sol foram logo representadas pela rodela de limão e impressas nos cartazes que divulgavam a bebida na época, traduzindo o conceito de um luxo refrescante.


Grape Fusion – Depois de anos de guerra era hora de se despedir da escassez e do racionamento de materiais. O grito de ordem dos anos 50 era sofisticação, charme e cuidado com a aparência e, não à toa, o cartaz de Schweppes da época que mostra uma elegante dama com uma bebida a bordo de um convés.


Club Soda – Nas festas exuberantes das discotecas dos anos 80, os drinques feitos pelos barmens ficaram famosos por misturar bebidas alcoólicas com refrigerantes e frutas fazendo drinques deliciosos. E o Club Soda brilhava nas pistas, um território mais do que conhecido de Schweppes.


Versões light – Com aparência impecável e sensualidade discreta, as icônicas pin-ups são, mulheres com silhuetas marcadas, roupas provocantes e atitude de menina distraída. Elas são um símbolo de sofisticação desde os primeiros desenhos, nos anos 10. Porém, foi na década de 60 que Schweppes ajudou a atualizar o ícone usando pin-ups em seus cartazes.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: Martha Becker Assessoria de Comunicação

Conteúdo relacionado