Copa de 2014 | Presidente Dilma conhece a caxirola, um dos 96 produtos chancelados pela Fifa para promover a cultura brasileira na Copa

quinta-feira, abril 25, 2013 Jony Lan 0 Comments

O músico Carlinhos Brown apresentou, nesta terça-feira, para a presidente Dilma Rousseff, o instrumento que criou para ser uma espécie de "vuvuzela" da Copa do Mundo de 2014 - a caxirola. A apresentação foi feita no Palácio do Planalto, em Brasília, durante a abertura da mostra "O Olhar que Ouve", composta por 19 obras do artista baiano e que ficará em exposição na sede da presidência até o dia 26 de maio. - E eu tenho certeza que principalmente as crianças desse país vão ter uma experiência muito fantástica com a caxirola... Eu acredito que a caxirola faz parte não só do futebol, mas da imensa capacidade do nosso país de fazer um instrumento muito mais bonito que a vuvuzela.

Após rápida cerimônia de abertura da exposição, Carlinhos Brown aproveitou uma das peças da mostra, composta por dezenas de caxirolas, para tocar o hino nacional. Ao lado da ministra da Cultura, Marta Suplicy, a presidente chegou a arriscar alguns movimentos com o instrumento. Dilma Rousseff também aproveitou para destacar o aspecto sustentável da criação do artista baiano.

Ba-Vi terá 'orquestra' de caxirola sob a regência de Carlinhos Brown

'Caxirola', a vuvuzela brasileira, ganha apoio e vira projeto do governo federal Criada por Carlinhos Brown, caxirola promete ser a vuvuzela da Copa 2014 - Ele combina aí a imagem, essa imagem lá, verde e amarela da caxirola, esse fato que nós estamos falando de um plástico verde, de um país que tem a liderança da sustentabilidade no mundo e ao mesmo tempo é um objeto capaz de fazer duas coisas: de combinar a imagem com som e nos levar a gols - concluiu Dilma Rousseff.

No próximo domingo, a caxirola será apresentada pela primeira vez em um estádio. Será no clássico entre Bahia e Vitória, na Arena Fonte Nova, pelo campeonato baiano. A ideia é que sejam distribuídos 50 mil pares gratuitos aos torcedores dos dois times.

A caxirola

Inspirada no caxixi, espécie de chocalho de palha, a caxirola é feita de um plástico que, segundo os fabricantes do instrumento, é derivados da cana de açucar. - O mais importante é que ela é feita de plástico verde, extremamente sustentável. Também passou por pesquisas em universidades para que seu som não traspasse a voz - explicou Carlinhos Bronw.

A caxirola está entre os 96 projeto chancelados pelo Ministério do Esporte para promover a cultura brasileira na Copa de 2014. Segundo o representante da empresa parceira de Carlinhos Brown na produção do instrumento, a caxirola também será um dos produtos oficiais do Mundial.

- Está licenciado e aprovado pela Fifa. Será vendido nas lojas oficiais e também dentro dos estádios - afirmou Britto Júnior, da empresa The Marketing Store.

A expectativa é de que entre 10 e 15 milhões de caxirolas comecem a ser vendidas em maio, a tempo da Copa das Confederações. Para 2014, a produção poderá atingir até 100 milhões de unidades. O preço não está definido, mas, segundo Britto Júnior, poderá variar entre R$ 15 e R$ 30.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fontes: G1, Roberto Stuckert Filho / PR (fotos)

Conteúdo relacionado