Investimentos | Minas Gerais disputa fábricas de tablets Foxconn e Hauwei

quinta-feira, setembro 15, 2011 Jony Lan 0 Comments

Será que Minas Gerais irá conquistar mais investimentos de peso de empresas de tecnológicas? Será que a grande BH está preparada em termos de mão de obra para abastecer essas empresas?

Minas Gerais está na disputa pela atração de duas fabricantes asiáticas de tablets. Além da taiwanesa Foxconn, que já tem prospectado algumas áreas nas regiões Central e Metropolitana de Belo Horizonte, a chinesa Huawei anunciou que pretende produzir os dispositivos no Brasil até o primeiro semestre de 2012.

Segundo a assessoria de imprensa da Huawei, a companhia chinesa está avaliando todas as opções existentes no mercado brasileiro que possam atender adequadamente ao planejamento de expansão das atividades no país. A empresa também está aberta a analisar diferentes tipos de estratégias, como aquisições, implantação de unidade própria e até mesmo a terceirização de etapas da produção de tablets.

Ainda conforme a assessoria, a Huawei não descarta aquisições de fabricantes nacionais para atuar mais agressivamente no mercado do país. O objetivo da empresa é se beneficiar da lei de incentivos fiscais para os tablets para otimizar a expansão dos negócios.

A Huawei, que já fabrica equipamentos de infraestrutura de telefonia no país, realizará investimentos de US$ 350 milhões nos próximos cinco anos para a produção de aparelhos do setor de transmissão, novos modelos de celulares e tablets. Os recursos também viabilizarão um centro de pesquisa e desenvolvimento e o treinamento de aproximadamente 3 mil pessoas.

Nesta semana, a companhia chinesa anunciou o início da montagem do smartphone Ideos no Brasil e a produção nacional de alguns componentes através da Flextronics, terceirizada localizada em Sorocaba (SP). Apesar de já possuir parceria com a empresa paulista, a Huawei informou que ainda está avaliando se a expansão da produção será também por meio da Flextronics.

Santa Rita - De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), Roberto de Souza, a região de Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas), onde está localizado o Vale da Eletrônica, tem plenas condições de atrair o interesse e os investimentos da Huawei.

"O Arranjo Produtivo Local (APL) possui 141 fábricas do setor eletroeletrônico e 9.850 profissionais, o que indica que estamos totalmente capacitados para oferecer mão de obra qualificada, tecnologia e produção de componentes e do próprio aparelho. Além disso, já temos pronto o cinturão de fornecedores que será necessário.  somente uma questão de a companhia avaliar estas condições", argumenta Souza.

O governo do Estado, no entanto, não comenta o assunto, tanto no caso da Huawei quanto no da Foxconn. Na última semana, representantes da empresa taiwanesa estiveram na Capital para avaliar a viabilidade da instalação de um complexo industrial no Estado, preferencialmente próximo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

O projeto da Foxconn está orçado em US$ 8 bilhões e a previsão é de geração de 100 mil empregos. Além da proximidade de um aeroporto internacional, a empresa exige para a instalação do empreendimento uma área de aproximadamente 50 km quadrados, estradas em boas condições, energia elétrica e internet banda larga.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte Diário do Comércio

Conteúdo relacionado