Estratégia de canais de vendas | marcas Sendas e Comprebem são extintas pelo Pão de Açúcar

quinta-feira, setembro 08, 2011 Jony Lan 0 Comments

Está com várias marcas? Quando se sabe que é a hora de "matá-las" ou reposicioná-las?

As bandeiras Comprebem e Sendas não estampam mais a fachada de nenhuma loja no Brasil. O Grupo Pão de Açúcar concluiu a conversão de todas as 221 unidades das duas bandeiras, processo que durou um ano e meio e recebeu investimentos de R$ 230 milhões em valores aproximados.

A partir de agora, Extra, Pão de Açúcar e Assaí são as únicas marcas da empresa no varejo de alimentos, sendo a última dedicada à operação de atacarejo (ou cash & carry).

A maior parte das lojas foi convertida em Extra Supermercado, formato definido pela empresa para supermercados de vizinhança, que passa a contar com 204 unidades, sendo 188 fruto da conversão. O modelo está implantado nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará e privilegia os produtos perecíveis. Segundo a empresa, algumas lojas elevaram em 60% a comercialização de congelados após a mudança.

Outro resultado positivo da transformação de lojas antigas em Extra Supermercado aparece no setor de frutas, legumes e verduras, cujo espaço aumentou 20% em algumas unidades, o que ajudou a elevar as vendas em até 35%, segundo a empresa, que afirma ter contratado cerca de 4 mil funcionários para atuar nas lojas em reforma.

As transformações consideraram as novas necessidades de consumo do brasileiro, a partir de estudos socioeconômicos e comportamentais de cada microrregião em que as lojas CompreBem e Sendas atuavam anteriormente, destacou a companhia em comunicado à imprensa.

Além da marca Extra, onze lojas CompreBem e Sendas foram convertidas para o formato Pão de Açúcar e duas para Assaí. Já no formato hipermercado, foram 20 unidades que migraram de CompreBem e Sendas para Extra Hipermercados. Atualmente, a marca Extra opera hipermercados, lojas de proximidade (Extra Fácil), além de outros negócios como drogarias e postos de combustível.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: SM, Veja

Conteúdo relacionado