Novo produto | campanha de Marketing da ‘Brahma Copaço’ tem duas fases

domingo, setembro 04, 2011 Jony Lan 0 Comments

Um novo produto é quando uma empresa lança para si algo novo, não necessariamente novo para o mercado, mas para a empresa. Esse exemplo da Brahma é a criação de um "novo produto" para o mercado em função da novidade da embalagem que se o transforma em um novo produto em função das características, aspectos e valores que envolvem a mudança da embalagem. 


O casamento real inglês é a referência da campanha de lançamento da lata "Brahma Copaço", feita em duas fases. Na primeira fase, iniciada no dia 25/08, um teaser com várias referências ao ritual inglês foi ao ar com a notícia do casamento entre a nobre Brahma e copo e especulações sobre seu motivo. "O objetivo era despertar a curiosidade das pessoas de uma forma irreverente", complementa Eduardo Martins, diretor de criação da marca. 

A lata e o copo, tratados como celebridades, tiveram sua união divulgada nas principais revistas sociais do país. Uma sobrecapa colocada na revistas Quem, Isto é Gente, Caras e Hola também anunciou o casamento e cogitou uma suposta gravidez da lata, indicando a chegada do novo produto.

A criação é da equipe da agência Africa. "O casamento em si é sempre um evento iconográfico, com forte apelo visual e inúmeras possibilidades. No caso do casamento inglês essas possibilidades são ainda maiores", diz Martins. 

A segunda fase, que começou no sábado (03/09/11), traz um filme contando os fatos marcantes do relacionamento, passando pelo casamento e resultando no nascimento da "Brahma Copaço". Gabriel O Pensador é o mestre de cerimônia dessa história, cantando um rap, com letra de Eduardo Martins. Na música, ele narra a história dos noivos e o nascimento da lata "Brahma Copaço". 

O humor deu o tom da campanha e foi presença constante tanto nos filmes como nos anúncios. Com filmes bem humorados e peças divertidas nos anúncios e nos pontos de venda, a história do casamento entre a lata e o copo recriou o mesmo enredo dos grandes casamentos brincando com o impossível.

Primeira Fase:
Um filme de 30 segundos (teaser)
Cinco dias de Merchandising no T V Fama, com 3 merchans diferentes
Mídia impressa - Primeira Fase:
Sobrecapas nas revistas Quem, Isto é Gente, Caras, Hola.
Sobrecapa jornais : Metro e Destak



Segunda Fase:
Filme de 30 segundos
PDV

Agência Africa é a responsável pela campanha 'Casamento do Século' 

Viu como é fácil lançar um novo produto? Não? Então pergunte-me como!


Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Ambev

Conteúdo relacionado