Marketing | Ambev decide distribuir 60 mil latas de refrigerantes para 'amenizar' problemas com a promoção 'Pepsi em Dobro' que vendeu um mês em dois dias

quinta-feira, setembro 15, 2011 Jony Lan 0 Comments

Planejamento? Planejar é minimizar os riscos, eles existem e podem aparecer. Assim, fazer planejamento de marketing não é garantia de 100% de eficiência, mas uma tentativa para minimizar os riscos. Para a empresa foi um sucesso de vendas, para os consumidores, a visão é outra. O que fazer nesses casos? A resposta da Ambev foi adequada, ficar 'calada' como outras empresas pode ser um péssimo negócio.

Após o problema com a promoção "Pode ser Pepsi em Dobro", que deixou muitos consumidores frustrados por não terem conseguido comprar a bebida devido à falta de estoques nas lojas, a Ambev, responsável pela distribuição da Pepsi, decidiu distribuir 60 mil latinhas de refrigerantes, com o objetivo de consolar seu público.

Um grupo de 5 mil pessoas foi escolhido para receber de presente uma caixa com 12 latinhas do produto. A promoção, ocorrida no último final de semana, prometia entregar mais uma unidade da bebida no momento da compra.

A ação é uma resposta da Ambev às críticas de que teria planejado mal a promoção. Dia 12/09, o Procon-SP até chegou a notificar a empresa a prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. "Mesmo tendo deixado claro que a promoção era válida até durarem os estoques, achamos que devemos tratar desse cliente que se manifestou formalmente nos canais de atendimento e no varejo", diz Bruno Cosentino, diretor de marketing para refrigerantes da Ambev.

Apesar de prever que a promoção seria válida somente até o final do estoque, consumidores que entraram em contato com o SAC ou canais oficiais da empresa ganharão uma caixa de refrigerantes.

Realizada em cerca de 20 cidades durante o último fim de semana (10/09 e 11/09), a promoção "Pode Ser Pepsi em Dobro" superou em muito as já altas expectativas de vendas da marca para o período.

Com uma operação de produção e logística dimensionada para atender à forte demanda esperada para a ocasião, a marca colocou nas lojas volume superior a 30 dias de vendas regulares.

"Em dois dias, vendemos mais que o volume de um mês inteiro, mostrando a força da marca", diz Bruno Consentino, diretor de marketing de Refrigerantes e Não alcoólicos da Ambev, responsável pela produção e distribuição da Pepsi no Brasil.

De acordo com estimativas da marca, a campanha beneficiou diretamente cerca de três milhões de consumidores em todo o Brasil. "Nosso desejo com a iniciativa 'Pode Ser Pepsi em Dobro' era mobilizar o consumidor para experimentar Pepsi. Por isso criamos uma ação diferenciada no segmento de bebidas. Certamente o nosso desejo se concretizou e o consumidor nos disse 'pode!', afirma Luciana Fortuna, diretora de Marketing da Pepsi.

Apesar do regulamento da ação prever que ela duraria por dois dias ou até o final do estoque, para atender aos consumidores que não conseguiram desfrutar da promoção a Pepsi vai entregar uma caixa da bebida para quem entrou em contato com o SAC e outros canais oficiais da marca ou das redes varejistas participantes e que tiveram contato de consumidores em busca de Pepsi nos seus canais oficiais de comunicação.

Redes varejistas de diversas partes do País compartilharam o sucesso da ação. "Chegamos a vender sete vezes mais do que as outras promoções que fazemos. Certamente foi a maior promoção que tivemos nos últimos anos", afirma Nei Luiz Dellagustin, da Rede Unidasul, do Rio Grande do Sul.

Em Minas Gerais, a ação aumentou o fluxo nas lojas da Rede Bahamas. "A Pepsi precisa repetir esta ação!", diz Dilton de Souza Mendes, Gestor de Bebidas da empresa.

No Paraná, na Rede Irmãos Muffato, a promoção também superou as expectativas de vendas. "Tivemos lojas que venderam em um dia 18 vezes o volume mensal de PepsiI", conta o Adilson Correa, Gerente Comercial da rede varejista. "Esta promoção foi realmente um sucesso e vendeu acima da nossa expectativa", afirmou Luiz Carlos Lora, diretor do Grupo Zaffari.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: SM, Ambev

Conteúdo relacionado