Design de Varejo | loja Jumbo Puerto Madero criou layout para transmitir ao cliente a sensação de estar em casa

quinta-feira, dezembro 22, 2011 Jony Lan 0 Comments

A famosa experiência de compra é a palavra chave que move a dinâmica do varejo. Melhore a experiência de compra e ganhe maiores resultados. Mas será que isso acontece na prática? Eu chamo isso de "Grau de Marketing Experience". Todos geram experiências, basta saber em que grau estão.

Tornar o espaço vendedor e, ao mesmo tempo, proporcionar ao consumidor uma experiência de compra inesquecível foram os desafios ao criar e executar o projeto da loja da rede de Supermercados Jumbo - pertencente ao grupo chileno Cencosud - no bairro de Puerto Madero, na capital portenha Buenos Aires.

"Da arquitetura até a ambientação de cada seção, tudo no ponto de venda foi pensado para atrair e acolher o consumidor e fazê-lo se sentir em casa”, explica Marcos Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo.

Em 1.300 metros quadrados de área de venda (a de construção é de 2.600 metros quadrados), com seis checkouts duplos e mais três caixas rápido, a unidade foi inaugurada no dia 23 de junho de 2011 com o objetivo de ser diferente do formato hipermercado da rede.

De acordo com o empresário, a proposta foi aproveitar a bandeira Jumbo – que já tem uma boa relação de credibilidade com clientes – para criar uma nova experiência de compra para um público composto predominantemente por recém-casados, famílias menores e solteiros das classes A e B. “Em um espaço menor, você proporciona maior proximidade. A loja tem de humanizar os serviços e, para isso, criamos a unidade argentina, focando na marca, na arquitetura, na sinalização e na exposição de produtos”, completa.

Arquitetura e Design
O conceito do layout geral é proporcionar uma sequência inteligente de compras, ou seja, levar o consumidor a circular por várias setores da loja de maneira agradável - sem se sentir pressionado - até chegar ao checkout. “Tudo tem de ser prazeroso porque de nada adianta o cliente ter feito uma excelente compra e encontrar um checkout cheio ou com atendentes despreparadas. Em segundos, você pode destruir toda a experiência positiva vivenciada dentro do supermercado”, ressalta Morrone.

Pensando nesses detalhes, que fazem a diferença, a loja argentina investiu na comunicação e na sinalização visuais, desde a assinatura da marca até o ambiente. No espaço foram utilizados materiais atemporais como a madeira e o tijolo, por exemplo, para que o consumidor se sinta ligado a sua residência, algo mais próximo dele. Cada seção ganhou tratamento especial. Por exemplo, na seção de hortifruti as frutas são expostas ao lado de informações sobre as mesmas. “O produto sempre é o ator principal deste cenário. Ele deve ter evidência com conteúdo”, completa Morrone.

Desde que abriu as portas, o visual diferente da loja tem atraído elogios da clientela, apesar de ainda não ter sido feita uma pesquisa concreta. Inspirado no Jumbo de Puerto Madero, já está em processo de construção de uma loja no Chile, que será aberta ainda no primeiro trimestre de 2012. Os projetos se estenderão pela América do Sul com novas lojas no Peru. Eis aqui bons indícios para quem ainda duvida que ir ao supermercado pode ser um programa prazeroso e eficaz.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: SM

Conteúdo relacionado