Tendência | Pesquisa aponta integração entre TV e redes sociais em 72% dos entrevistados

quinta-feira, dezembro 08, 2011 Jony Lan 0 Comments

O que uma tendência pode auxiliar uma empresa? Na DECISÃO. Você já deve ter se perguntado, por que fulano de tal não decide? Falta de informação, de conhecimento, de dados, do mais elementar ao mais rebuscado. Uma tendência não é uma verdade absoluta, mas um indício de que um comportamento está ocorrendo e quem conseguir se antecipar antes da massificação sempre bebe água limpa!

A Motorola Mobility apresentou nesta terça, 6, em primeira mão, uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de mídia em 16 países, a "Media Engagement Barometer - How do people consume media and the Internet". Pela primeira vez, a América Latina fez parte do painel, que entrevistou 9 mil pessoas, na América do Norte, Europa, Brasil, México e Argentina.

Segundo a diretora sênior para o mercado doméstico nas Américas da empresa, Liz Davidoff, os dados levantados mostram as tendências-chave às quais as operadoras devem atentar para gerar aumento de receita e base de assinantes. O estudo foi apresentado durante o Moto4you, evento que a fabricante realiza esta semana com operadores na Flórida.

Segundo a pesquisa, 72% das pessoas entrevistadas discutem o conteúdo da TV com seus amigos enquanto assistem, pelas redes sociais. Em 2010, este número era 38%. Recomendações de filmes e séries são desejadas por 62% dos entrevistados. E 50% apontaram que desejam formas de conectar o serviço de TV às suas redes sociais. "Percebemos que a conectividade entre devices tem que ser inteligente, os dispositivos têm que conversar" diz Liz. O Brasil lidera o uso de social TV na região, e está também acima da média global. No País, 43% das pessoas entrevistadas usaram as redes sociais para recomendar conteúdos.

Também foi pesquisado o hábito de consumir TV em dispositivos móveis. No Brasil 38% dos entrevistados afirmam ver conteúdos de TV no celular/tablet, enquanto na China este número é de 70%. O Brasil é o maior usuário de mobile TV da região e o segundo do mundo. No País 19%, dos entrevistados afirmam assistir vídeos no celular diariamente.

Segundo o estudo, o usuário da América Latina passa por semana, em média, 3 horas jogando games, 6 horas em redes sociais, 11 horas assistindo TV ou filmes e 12 horas na Internet (web). São cinco horas semanais a menos de TV que na pesquisa do ano anterior.

Ainda segundo Liz, as maiores barreiras para a adoção de social TV são as limitações de acesso (rede), a falta de interesse e a dificuldade de uso. "Não é só questão de convergência tecnológica. O uso deve ser simples para o usuário", completou.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame, Teletime

Conteúdo relacionado