Marketing integrado | Pizzaria chama cliente de “moça de olhos puxados” e pede desculpas após mais de 200 mil visualizações no Twitter

terça-feira, janeiro 10, 2012 Jony Lan 0 Comments

O Marketing não é mais o mesmo. São várias variáveis circulando ao mesmo tempo. Há quem diga que o negócio é o mesmo há mais de 30 anos. Eu diria, cuidado, sua empresa pode fechar com uma simples denúncia. Estamos na era do efeito redes sociais: O que se posta aqui, pode fazer um estrago enorme ali. Após postar foto da nota fiscal no Twitter, cliente obteve pedido de desculpas. Mas ainda pode ser um processo. Fora o lado negativo dos outros potenciais clientes.

Imagem do recibo postada no Twitter: a empresa desculpou-se em sua página oficial do Facebook e no Twitter. Sua emprsa não tem nada disso? Acorda! Está achando que está no século passado? E olha que fazem só pouco mais de 10 ano o século passado.

São Paulo – Após comprar uma refeição na pizzaria Papa John’s, em Nova York, a consumidora Minhee Cho observou algo preconceituoso em sua nota fiscal: No local onde deveria estar escrito seu nome havia a frase “moça de olhos puxados”. A cliente postou uma foto da nota fiscal no Twitter e recebeu um pedido de desculpas pelo ocorrido.

No tuíte, Cho escreveu “Ei, @PapaJohns, apenas para seu conhecimento, meu nome não é “moça de olhos puxados”. O comentário foi retuitado por centenas de pessoas e a foto foi vista quase 220.000 vezes até às 16 horas de hoje. A informação é do Huffington Post.

A empresa desculpou-se em sua página oficial do Facebook: “Estávamos muito preocupados ao saber do problema do recibo em Nova York. Este ato vai contra os valores da nossa empresa, e confirmamos com o franqueado que este assunto foi abordado imediatamente e que o empregado está sendo desligado. Sentimos muito pela experiência dessa cliente”. A empresa também tuitou uma resposta para algumas pessoas.

Agora imaginem, uma simples imagem no Twitter mobilizou uma empresa, seu sistema de falta de controle da franquia, demitiu um funcionário, ganhou reputação negativa de algumas centenas de pessoas, ganhou um case em diversas mídias do que não fazer e tudo isso porque a empresa pelo menos pediu desculpas. Agora imaginem a quantidade de reclamações que existem por aí? 

No Facebook há dois grupos de interesse: "Fui bem atendido na ..." e "Fui mal atendido na ...". O pessoal posta suas experiências de bom e mal atendimento que existem por aí. Agora imaginem, será que as empresas estão olhando para isso? Eu acho que 99% não. Se sim, parabéns, você faz parte de 1%. E o alerta, tem muito mais clientes reclamando que elogiando!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com


Fonte: Exame

Conteúdo relacionado