Dinâmica de mercado | com o fim da sacolinha, cresce venda de sacos de lixo e retornáveis

quarta-feira, janeiro 25, 2012 Jony Lan 0 Comments

Previsível, as sacolas de lixo eram tendência de crescimento com o fim das sacolas dos supermercados, mas será que o setor de papel se estruturou para substituí-lo? Oportunidade!

Se por um lado saem as sacolinhas plásticas, por outro entram as substitutas biodegradáveis, que serão vendidas por R$ 0,19 nos supermercados, e as retornáveis. Essa transição movimenta o mercado fornecedor, que busca lucrar também com o aumento da demanda por sacos de lixo.

Só em Belo Horizonte, onde a mudança aconteceu há nove meses, a demanda por sacos de lixo aumentou 15%, segundo a Amis (Associação Mineira de Supermercados). Já a empresa Percon Embalagens, localizada no interior de São Paulo, amplia cada vez mais o fornecimento de sacolas retornáveis para o varejo nas cidades que baniram as sacolinhas tradicionais.

Segundo Magda Contarelli Pereira, sócia da empresa, a produção das sacolas passou de 20 mil para 200 mil por mês, entre meados de 2010 e o início do ano passado. Ainda segundo Giovanni Peres, gerente de comunicação da Amis, o consumo das sacolinhas descartáveis nos supermercados da capital mineira era de 450 mil por dia. Hoje, é de 15 mil sacolas biodegradáveis feitas a partir de amido de milho por dia.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Folha de S.Paulo

Conteúdo relacionado