Marketing sim | Natal é sinônimo de rastreamento de objetos pelos Correios

quinta-feira, dezembro 20, 2012 Jony Lan 0 Comments


Se tomarmos como base o crescimento das compras pela internet e somarmos as compras de Natal, realmente essa é a época do ano em que haverá um número imenso de procura para saber onde é que está o seu produto, ou em logística, em que etapa do processo de entrega está o seu produto.


É por essas e outras que sistemas de entregas diretas e o site dos Correios terão uma sobrecarga imensa nesse período do ano. Mas o que o rastreamento dos Correios tem haver com o Marketing?

Todo negócio envolve o que chamamos de distribuição, conveniência, praça, ou resumidamente, a forma como você entregará a sua proposta de valor. E nesse pequeno processo, lá está a logística dessa entrega. E para nossa felicidade, podemos rastrear os objetos que são enviados pelo mundo inteiro, inclusive dentro do Brasil. Mas nem todos os objetos são rastreados, mas quando o são, geralmente suprem uma necessidade do comportamento humano: ansiedade.

Sim, a ansiedade é um comportamento humano que quando percebido, se torna uma peça importante em qualquer construção da "entrega da proposta de valor".

Rastrear encomendas Correios é simples, basta acessar o link: http://www.correios.com.br/servicos/rastreamento/rastreamento.cfm

Se você comprou produtos do exterior e ele já saiu do seu país de origem, sim, também é possível rastrear o objeto pelo site dos Correios, desde que possua o código de rastreamento.

Outras empresas de logísticas e entregas diretas também possuem um formulário de rastreamento. E por que eles disponibilizaram isso ao consumidor? O que era um diferencial há anos atrás se tornou uma "obrigação" para quem quer competir no mundo da logística. Alguns site de e-commerce conseguem integrar o resultado dos Correios ao seu site de acompanhamento do processo de compra.

Quer rastrear seu produto nesse período? Paciência!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado