Estratégia do Carrefour suspende e-commerce no Brasil como canal de vendas

quarta-feira, dezembro 12, 2012 Jony Lan 0 Comments

Quando uma empresa não consegue administrar o que não conhece, melhor deixar de lado. A estratégia atual do Carrefour, pode ser traduzida como: foco no Core Business. Ou seja, focar no que sabe fazer melhor, vender em hipermercados. Afinal o Carrefour foi a primeira operação de hipermercado, neste formato, a surgir no Brasil e que por muitos anos era líder de mercado no que sabia fazer. Rapidamente foi copiado e novos entrantes entraram nesse segmento. Mas nos últimos anos, foi a rede que mais demorou a entrar em novos canais de vendas e a se expandir como menor velocidade. É como você ver "uma batalha" no comércio, e ter que recurar por não estar preparado. Entendam como quiserem, o fato é que a estratégia da empresa agora é voltar-se para o que sabe fazer de melhor (mesmo que não seja a melhor no que faz).

O Carrefour informa que vai focar na expansão e revitalização de seus hipermercados, na ampliação da rede popular Atacadão, no crescimento do Carrefour Soluções Financeiras. Traduzindo, vai focar no que dá LUCRO.

O Carrefour suspendeu dia 07-12-2012 seu negócio de comércio eletrônico. Quem entrar no site www.carrefour.com.br vai se deparar com um comunicado da empresa, informando que a decisão faz parte de um "plano de reestrutução adotado com sucesso há mais de dois anos".

Entre outras iniciativas, empresa pretende expandir e revitalizar hipermercados A empresa ainda informa que vai focar na expansão e revitalização de seus hipermercados, na ampliação da rede popular Atacadão, no crescimento do Carrefour Soluções Financeiras, que é voltada para a classe C, e no "desenvolvimento de novos formatos para atender o mercado local". Veja o comunicado completo:

"O Grupo Carrefour Brasil anuncia hoje, 7 de dezembro, a decisão de suspender suas atividades no segmento de e-commerce, em continuidade ao plano de reestruturação adotado com sucesso há mais de dois anos.

Entre os pilares de atuação definidos pela companhia estão o fortalecimento da operação de hipermercados, por meio da revitalização de suas lojas e da expansão do conceito de nova geração, implementado em duas unidades do Estado de São Paulo, e que registra consistentes resultados; o acelerado plano de expansão do Atacadão; o posicionamento estratégico do Carrefour Soluções Financeiras frente ao crescimento da nova classe média; além do desenvolvimento de novos formatos para atender o mercado local.

O Grupo Carrefour Brasil ressalta seu compromisso com os mais de 25 milhões de consumidores que atende mensalmente e honrará com todas as entregas de produtos referentes às compras realizadas no site, bem como demais suportes que seus clientes venham a precisar."

Com a saída do Carrefour do e-commerce, abre-se um buraco em pleno Natal, melhor para as concorrentes.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Estado de S. Paulo

Conteúdo relacionado