Vendas | 5 dicas para selecionar novos vendedores

quinta-feira, fevereiro 28, 2013 Jony Lan 0 Comments


Carlos Cruz, especialista em vendas, diz que empreendedores devem investir em projetos de capacitação dentro da empresa. 


Como selecionar novos vendedores para a minha empresa?

Atualmente, encontrar novos profissionais tornou-se uma tarefa difícil para os gestores de vendas. A quantidade de pessoas interessadas em ingressar na área comercial é cada vez menor. A profissão de vendedor ainda é desvalorizada por alguns e são poucas as pessoas que levam em conta o fato de que esse setor é o responsável pela maior parte dos lucros de uma empresa.

É necessário buscar pessoas que tenham a capacidade de ir além do atendimento reativo, possuam um conhecimento técnico e repertório para conduzir uma negociação de acordo com as necessidades de cada cliente. Para alcançar profissionais deste nível, trouxe cinco dicas para serem utilizadas durante uma seleção:

1. Observe se o candidato é capaz de entender o consumidor, se possui empatia – ele deve conseguir descobrir as necessidades e aproveitar estes detalhes para criar oportunidades de venda.

2. O futuro vendedor deve saber identificar os motivadores de compra do comprador - alguém que saiba investir na abordagem personalizada e certeira, oferecendo algo que realmente faça a diferença e supra as necessidades do cliente.

3. Existem algumas características imprescindíveis para um profissional alcançar o sucesso na carreira. É necessário ser disciplinado, comunicativo, criativo. Além disso, procura se aprimorar profissionalmente, possui uma boa articulação de ideias, é capaz de criar situações para oferecer o produto de uma maneira diferenciada.

4. Procure vendedores já preparados, que tenham atuado na concorrência. Experiência é importante e a pessoa já possui o conhecimento que precisa, sendo necessário apenas uma adaptação ao estilo ou método da nova empresa.

5. Invista em projetos de capacitação dentro da empresa, que avaliem e treinem funcionários com talento para a função – aproveitar recursos internos é uma ação muito positiva, cria uma nova motivação para os colaboradores e faz com que se sintam valorizados.

Resumindo (se é que podemos resumir), treine e busque profissionais pró-ativos.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: exame

Conteúdo relacionado