Erro de Marketing: Extra anúncia saída do Brasil na Folha de São Paulo

quarta-feira, junho 30, 2010 Jony Lan 2 Comments

A rede de supermercados Extra veiculou na Folha de São Paulo de 29/06 um anúncio em que se despede da Seleção Brasileira na Copa da África. O anúncio diz: "A I qembu le sizwe sai do Mundial. Não do coração da gente. Na África, no idioma Zulu, I qembu le sizwe é SELEÇÃO. Valeu, Brasil. Nos vemos em 2014."

Erro grave. Agora sim, o Extra que é um dos patrocinadores oficiais da seleção pisou na Jabulani! O pior é que é um erro em cascata. Todo mundo tem culpa, do anunciante que aprovou as peças (saída da copa ou próxima fase e até a vitória como campeões). Sim! Pois as peças provavelmente já estão prontas e alguém escolheu o arquivo errado. Ou tá achando que fica todo mundo louco nas agências fazendo anúncio da noite para o dia. O fato é que não dá para culpar alguém em específico. Mas também é fato que o Extra vai precisar fazer um pouco mais de esforço para minimizar os problemas que a repercussão desse anúncio gerou. Vai ter até gente dizendo que foi proposital.

A assessoria de imprensa do Grupo Pão de Açúcar, da qual a rede Extra faz parte, afirmou ter sido uma falha humana por parte da Folha de São Paulo. Segundo a assessoria, foram enviados dois anúncios, um para o caso de derrota da Seleção e outro para ser utilizado em caso de vitória. O anúncio publicado foi, por engano, o de derrota. Ainda, de acordo com o Grupo Pão de Açúcar, a Folha de São Paulo fará uma retratação do erro.

Segundo o departamento comercial da Folha de São Paulo, a veiculação do anúncio ainda está sendo apurada e, por enquanto, não é possível explicar se o erro foi realmente por parte da Folha ou da PA Publicidade, house do Grupo Pão de Açúcar.

O Grupo Pão de Açúcar é patrocinador oficial da Seleção Brasileira até o fim da Copa da África através da marca Extra.

O presidente do grupo Pão de Açúcar, Abilio Diniz, classificou o erro do jornal Folha de S.Paulo como inadmíssivel e pediu, em nome da empresa, desculpas aos brasileiros, em especial, aos jogadores. Veja a página do Abílio no Twitter.


No Twitter, o primeiro post de Abílio Diniz do dia foi: "Ontem o Brasil fez seu melhor jogo na #Copa. Infelizmente, a Folha de SP cometeu um grave erro com o anúncio do Extra, o que é inadmissível."

Em seguida, afirmou que estava indignado com o ocorrido e avisou que tomaria as providências para o erro não ficar impune. Por fim, se desculpou. "Como Pres. do Conselho de Adm. do GPA peço desculpas, em meu nome e do Grupo, aos brasileiros e, principalmente, aos jogadores da seleção."

Também por meio do Twitter, o Extra publicou como deveria ter saído o anuncio.

"A Folha de S.Paulo esclarece que no dia 29/6/2010, no Caderno Copa 2010, pág D11, foi publicado equivocadamente um anúncio do Hipermercado Extra, devido a problema ocorrido na área de inserção de anúncios. Lamentamos o erro."

Fica aí um Case de erro no Marketing brasileiro. E você, acha que o Extra fez isso propositalmente? Você, na posição de Marketing à frente de uma empresa teria coragem de fazer uma ação premeditada com esse fim para ganhar repercussão?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Pão de Açúcar, Band, Exame

Conteúdo relacionado