Negócios: Santander vai comprar banco Mercantil do Brasil?

sexta-feira, junho 18, 2010 Jony Lan 0 Comments

Nada confirmado, mas quando se fala em BMG, Bonsucesso e Mercantil do Brasil, sempre há algum boato sobre uma possível venda. Desta vez, os rumores são de que o Santander estaria interessado em comprar o Mercantil. Este nega qualquer negociação. O suposto interessado diz que não comenta especulações. Já o diretor de imprensa da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Ademir Wiederkehr, que é funcionário do Santander, diz que, embora não haja nada de concreto, a compra não seria surpresa.

"O sistema financeiro brasileiro está passando por um processo de concentração, e os grandes bancos estão buscando adquirir os menores. Diante das fusões, o Mercantil acaba se encolhendo e fica com dificuldade de competir com bancos maiores", avalia Wiederkehr. Segundo ele, é difícil avançar num mercado onde os clientes buscam cada vez mais facilidades e disponibilidades de agências. "A clientela prefere as instituições que oferecem mais opções de pontos de atendimento", comenta Wiederkehr.

Hoje, o Santander - que é dono do Real desde 2007 - tem 10 milhões de correntistas e 3.587 pontos de venda, entre agências e postos de atendimento. O volume é 20 vezes maior do que o do Mercantil, que opera com 149 agências no país e 30 pontos de atendimento bancário eletrônico, para 700 mil correntistas.

O lucro líquido do Santander mais do que dobrou no primeiro trimestre deste ano, atingindo R$ 1,01 bilhão. O do Mercantil equivale apenas a 11% desse total (R$ 113,58 milhões), mas cresceu 1.908%, graças a ação judicial junto à União Federal, relativa ao recolhimento indevido de Cofins nos últimos anos.

Lucrativo. Embora as instituições não confirmem nenhuma negociação, o balanço do banco mineiro mostra que o espanhol tem bons motivos para querer comprá-lo. No primeiro trimestre deste ano, a carteira de crédito cresceu 8%, puxada por produtos de crédito pessoal e crédito consignado. No ranking do Banco Central, ele é o décimo em carteira de crédito. E a rentabilidade sobre o patrimônio líquido médio atingiu 15,3% ante 4,3% em 2009.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, Clotário Cardoso, afirma que não sabe se existe fundo de verdade nos boatos do interesse do Santander no Mercantil, mas lamentaria se houvesse algum fundo de verdade nos rumores. "Ficamos apreensivos com esses boatos e espero que não haja nenhum fundo de verdade, pois a venda do Mercantil acarretaria perdas em postos de trabalho", destaca.

Fusões
Primeiro foi o espanhol Santander que anunciou a aquisição do banco Real, em 2007. Em 2008, foi a vez de o Itaú se unir ao Unibanco. Juntas, as instituições passaram o Banco do Brasil.

Avanço
No mesmo ano, no sentido de retomar o mercado, o Banco do Brasil comprou o banco estadual de São Paulo Nossa Caixa.


Bancos cortaram 8.828 postos em 2009

Em 2007, o Santander anunciou a fusão com o Real. No ano seguinte, o Itaú se uniu ao Unibanco e, juntos, transformaram-se na maior instituição financeira do hemisfério Sul. Em 2009, os dois gigantes demitiram 8.828 funcionários. Embora tenha sido o que mais lucrou, o Itaú Unibanco também foi o que mais demitiu, fechando 7.176 postos de trabalho. O Santander cortou 1.652 empregos. Juntas, as duas instituições mandaram 8.828 pessoas embora, segundo a Contraf-CUT.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, Clotário Cardoso, as estatísticas revelam o mal que as fusões trazem para o país. “Temos que lutar por uma regulamentação do sistema financeiro, para evitar que poucas grandes instituições monopolizem o mercado e prejudiquem clientes com altas tarifas e trabalhadores com demissões”, afirma.

No final das contas, os bancos ganham e os clientes continuam pagando tarifas que nem dízimos financeiros. É a ecologia empresarial, um dia uma instituição sempre será absorvida, ou pela concorrência ou pelo mercado.

Abs,

Jony Lan
Mestre em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado