Tendência: Aliméticos, uma nova nomeclatura para um "novo" segmento

quinta-feira, junho 03, 2010 Jony Lan 0 Comments

Há muito mais marketing nos "aliméticos" do que benefício, dizem dermatologistas.

Uma linha de alimentos ricos em vitaminas e colágeno está sendo lançada com alarde e apelos heterodoxos. Os sucos Beauty Drink prometem "hidratar corpo e alma" ou "alegrar a vida". Uma das versões até se autoindica "para ser jovem todo dia".

Na verdade é uma leitura dos alimentos com foco em beleza. Afinal, tudo que comemos possuem fins que afetam nossa saúde. A diferença é que foi fundido dois "mundos", o de alimentos com o de cosméticos.

As fórmulas são variadas e a bebida não vem pronta: é preciso girar uma tampinha (bem dura, por sinal) para misturar um pó à água que vem na garrafa. Cada sabor é para um momento, diz a engenheira química Inês Bloise, responsável pelos produtos.

O de nectarina e chá vermelho seria para combater a TPM. O de lichia e chá branco seria para pele, cabelos e unhas.

Especialistas
Mas, de acordo com a dermatologista Denise Steiner, é difícil saber onde os nutrientes vão agir. "Se a pessoa tiver uma carência de vitamina em outra parte do organismo, é para lá que ela vai", diz a médica.

Steiner destaca também que, se a pessoa se alimentar bem, não vai precisar de uma suplementação desse tipo.

Segundo ela, esses produtos não vão fazer mal, mas podem não fazer diferença alguma. "Há muito mais marketing do que benefício específico."

Cada suco, com 340 ml, custa R$ 7. O pacote de balas, com 150 g, custa R$ 18.


Construção da marca
Depois do grande sucesso da marca éh!, a empresária Cristiana Arcangeli procurou novamente a Interbrand com um desafio: criar a primeira marca brasileira que unisse o prazer dos alimentos, a saúde das vitaminas e a tecnologia dos cosméticos, os Aliméticos.

Como o conceito de produtos que combinam alimentos e cosméticos ainda não era conhecido no Brasil, a Interbrand sabia que tinha a missão de entender e educar o consumidor, a fim de trazer para sua rotina novos hábitos de beleza e saúde.

Para entender melhor o comportamento deste novo consumidor, mais conciente e criterioso, foram realizados workshops com médicos, cientistas, jornalistas especializados e formadores de opinião, culminando em um grande aprendizado que norteou todo o projeto: a beleza externa é consequência de uma nutrição de qualidade e prazerosa.

Uma grande pesquisa de mercado que contou com a colaboração dos escritórios da Interbrand no Japão, Paris, Londres e Nova Iorque também foi extremamente importante para identificar quais produtos eram os mais significativos para o estilo de vida do brasileiro, e também para ajudar a definir como eles deveriam ser apresentados.

A tradução deste trabalho estratégico de marca começou pela definição do line up de produtos e pela criação do nome da marca. O segundo passo foi desenvolver todos os shapes de garrafas e tampas, além da criação da identidade da marca e dos rótulos.

Nome dos produtos
Beauty Drink e Beauty Candy: a escolha por nomes de fácil associação gera o reconhecimento quase imediato da natureza do produto por parte dos consumidores. Os textos dos rótulos ilustram com simplicidade situações cotidianas próprias para o consumo e indicam o benefício funcional de cada variante. - calorias, + saúde e beleza em cada gole e em cada mordida.

Para combinar a performance dos cosméticos com o prazer dos alimentos, a identidade visual trabalhou a funcionalidade dos produtos nas ilustrações dos rótulos a partir da letra B, de beleza. Células, laços, ondas e splashes estilizados ganham vida em cores e formas que sugerem a essência da beleza. Tabelas simplificadas, instruções passo a passo e interferências gráficas informativas ensinam o consumidor brasileiro a experimentar o segmento de Aliméticos de um jeito rápido e fácil.

Uma marca que já nasce grande pediu um evento de lançamento à sua altura. Reunindo um time dos melhores profissionais de diversas áreas, o espetáculo contou com a presença de mais de 1500 pessoas em São Paulo em um grande show de música e teatro.

Beauty’in. A nova marca traz contemporaneidade, praticidade e muita inovação para o mercado. Porque beleza, primeiro, vem de dentro.

É uma nova marca para um novo segmento, melhor construir o seu mercado do que concorrer com os outros, belo exemplo das aplicações do livro Oceano Azul, mas nada mais do que ser o primeiro ou um dos primeiros, first mover com alarde da imprensa = consolidação do novo segmento no Brasil. Será que pega?

Abs,

Jony Lan
Mestre em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Folha, Interbrand

Conteúdo relacionado