Tendência: Varandas "gourmet" conquistam classe média paulistana

segunda-feira, junho 21, 2010 Jony Lan 0 Comments

Varandas "gourmet" não são mais privilégio de lançamentos de alto padrão: passaram a ser uma aposta dos incorporadores em apartamentos para a classe média.

O ambiente, assim chamado por ter churrasqueira ou se ligar à cozinha, foi diferencial em mais de 20 mil unidades lançadas na cidade de São Paulo nos últimos três anos por cinco grandes construtoras do país --Brookfield, CCDI (Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário), Cyrela, Inpar e Rossi. A Gafisa não forneceu seus dados.

"Hoje, a varanda "gourmet" está presente em lançamentos de 49 m2 a 70 m2", dimensiona Maurício Barbosa, diretor de incorporação da CCDI. Há cinco anos, calcula, aparecia em unidades de 120 m2, em média.

Antes de se animar com os futuros churrascos, porém, o comprador deve se informar sobre o que está incluído no contrato de compra do imóvel. Churrasqueira, pia instalada e dutos de ventilação precisam ser discriminados.

"Entregamos alguns produtos com os itens instalados. Em unidades menores, deixamos a área preparada para receber uma churrasqueira a gás e a pia, com ponto de água", cita Barbosa.

O advogado Marcio Rachkorsky, especialista em condomínios, explica que é importante a menção a um duto de ar específico para o ambiente. "Sem ele, pode haver problema de fumaça nos andares superiores."

O comprador pode ter um desembolso extra para a varanda ser entregue equipada. Clientes da construtora M.Bigucci pagam cerca de R$ 6.000 para receber o terraço "gourmet" montado.

Para envidraçar a sacada e ampliar a área da sala, devem-se respeitar a convenção do prédio e a legislação, que proíbe derrubar paredes que separem os ambientes.

Abs,

Jony Lan
Mestre em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Folha SP

Conteúdo relacionado