Marketing: Mercedes-Benz investe em comerciais para TV e merchandising em filmes ao mesmo tempo

terça-feira, junho 01, 2010 Jony Lan 0 Comments

As propagandas de carros são ótimos exemplos de como demonstrar o marketing que têm dentro delas. Os novos investimentos de marketing da marca Mercedes-Benz mostram duas realidades complementares e interessantes.

A primeira é o comercial "Sorry", em que a "morte" aparece no carro ao lado do motorista depois de uma cena de inverno, demonstrando como o carro combina com o glamour e a classe de ter uma Mercedes passeando por uma estrada no meio do bosque. E é aí que surge o efeito surpresa da cena, um bloqueio na pista, segundos para pisar no freio com pouco espaço e voalá! O carro simplesmente para antes de um possível acidente. Simples e fácil de demonstrar o sistema de freios "ABS plus" da Mercedes. Mas com um contexto que tem a personalidade da marca, luxo e elegância.



Ao mesmo tempo ou na mesma época, a Mercedes investe em merchandising dentro dos filmes e o mais recente, "Sex And The City 2" com E-Class Cabriolet. Sim, ou você está achando que a produção de filmes bons sai aí comprando um monte de carros de marcas famosas? Tudo é negociado! Mas aí é uma forma de "vender" o produto dentro do glamour do filme. E o melhor, associar o luxo à marca.



Repare na novela das "oito" da Rede Globo, os carros de luxo normalmente são todos da marca Kia. Enquanto a Hyndai investe em massa na TV, a Kia está apostando em canais de comunicações mais alternativos. No final, tudo é uma forma de manter-se "vivo" na mente das pessoas.

Abs,

Jony Lan
Mestre em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado