Oportunidades | Copa abre 699 oportunidades para MPE em Belo Horizonte

quarta-feira, agosto 03, 2011 Jony Lan 0 Comments

Vai aproveitar a onda e abrir caminhos ou ...? Maioria das possibilidades de negócios na capital mineira está na construção civil e turismo.

A Copa do Mundo deve gerar 699 oportunidades de negócio para micro e pequenas empresas (MPE) de nove setores da economia em Belo Horizonte, antes, durante e após o evento esportivo. É o que mostra mapeamento encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os números foram apresentados nesta terça-feira (2), durante o evento Encontro Sebrae de Negócios – Oportunidades para 2014, que acontece na prefeitura da capital mineira.

De acordo com o estudo, o setor de construção civil é o que oferece mais possibilidades de negócios para as empresas locais. Elas estão distribuídas em 103 atividades, desde o fornecimento de matéria-prima e equipamentos à prestação de serviços. Os outros setores pesquisados foram: tecnologia da informação (89), madeira e móveis (31), têxtil e vestuário (60), turismo (94), produção associada ao turismo (90), comércio varejista (84), agronegócios (88) e serviços (60).

“As cerca de 125 mil micro e pequenas empresas mineiras precisam se preparar para atender à demanda de negócios da Copa do Mundo e aproveitar esse momento para ganhar competitividade. O Sebrae está atuando para que essas empresas tenham um papel cada vez mais significativo na economia”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

O encontro de negócios e o mapeamento em BH fazem parte do Programa Sebrae 2014. O evento contou com a participação do prefeito da cidade, Márcio Lacerda, do presidente do Comitê Executivo da Copa do Mundo 2014 no município, Tiago Lacerda, e do secretário extraordinário da Copa (Secopa), Sérgio Barroso. Além da capital mineira, o estudo já foi apresentado no Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Natal e Recife. Nas próximas semanas, o evento será realizado em Salvador, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Manaus e São Paulo. Ao todo, o Sebrae está investindo R$ 80 milhões no programa.

Os números de Belo Horizonte foram extraídos de uma lista com 929 oportunidades de negócios nos quais essas empresas podem empreender com grande chance de sucesso. Nesta relação também estão restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas, comércio de reparação e manutenção de equipamentos de comunicação, produtores de eventos, consultorias em gestão empresarial, obras de acabamento, fornecimento de embalagens, serviço de coleta seletiva, tratamento de resíduos, ensino de esportes, fabricação de aguardente, cerveja e chopp, fornecedores de material e mobiliário de escritório, entre outras.

O estudo faz ainda um levantamento sobre as dificuldades das empresas em relação à documentação, gestão e sustentabilidade, sugerindo planos de ações para que os empresários possam garantir espaço no mercado. “O mapeamento é uma das iniciativas do Sebrae que vai beneficiar mais de 500 pequenos negócios em Belo Horizonte e Região Metropolitana, em ações de melhoria da qualidade e gestão dos produtos e serviços prestados em vários setores”, afirma o superintendente da instituição em Minas, Afonso Maria Rocha.

Outro dado relevante do mapeamento é o índice de densidade das empresas nas atividades dos setores, que oscila entre 0 e 1. Quando maior o índice, maior a concentração de micro e pequenas empresas. Alguns exemplos: nas atividades de fabricação de aparelhos e equipamentos de ar condicionado, portais e provedores de conteúdo para internet, design e decoração de interiores, operadores turísticos, criação artística, produção de aguardente e bebidas destiladas o índice é 1, ou seja, 100% das empresas desses segmentos são micro e pequenas.

Dados MPE / Belo Horizonte
124.559 micro e pequenas empresas
351.106 empregos gerados

Número de MPE por setor
10.236 Indústria
7.098 Construção
47.922 Comércio
59.303 Serviços

Número de empregos gerados por setor:
49.564 indústria
44.669 Construção
125.076 Comércio
131.797 Serviços

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Agência Sebrae

Conteúdo relacionado