Preapare-se | Lâmpadas incandescentes devem sair do mercado em cinco anos

terça-feira, agosto 09, 2011 Jony Lan 0 Comments

Oportunidade estratégica | quem investir adequadamente nesse mercado, pode ocupar as prateleiras dos supermercados e o "buraco" deixado por esse produto.


Até 30 de junho de 2016, as lâmpadas incandescentes disponíveis atualmente deverão ser retiradas do mercado. A decisão consta da portaria interministerial nº 1007, publicada no Diário Oficial no início deste ano. O intuito, conforme explica a Osram, uma das principais fabricantes do setor, é que as lâmpadas passem a apresentar níveis mínimos de eficiência energética. A começar pelas incandescentes de 100 W de potência, que devem se tornar mais econômicas em 30 de junho do ano que vem.

Em 2013, a regra passa a valer para as lâmpadas de 61 W a 100 W. Nos modelos com potência a partir de 41 W, a regulamentação passa a vigorar em 30 de junho de 2014. Segundo a portaria, até junho de 2015 todas as incandescentes deverão apresentar níveis mínimos de eficiência energética. Caso, até o final do primeiro semestre de 2016, não tenha surgido nenhuma tecnologia capaz de garantir economia de energia com as lâmpadas incandescentes, esses produtos serão banidos do mercado.

Segundo a Osram, uma boa opção de substituição é a fluorescente compacta, cuja instalação no lugar das incandescentes é capaz de trazer, conforme análise da empresa, um retorno financeiro em apenas 3,2 meses.

Já há no mercado, segundo a empresa, versões até 80% mais econômicas do que as incandescentes comuns. Outra vantagem citada é o fato de as novas lâmpadas estarem mais compactas e contarem com modelos com temperatura de cor mais amarelada, opção que tem agradado o consumidor brasileiro.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: SM

Conteúdo relacionado