Dia Mundial do Consumidor: órgãos de defesa promovem ações para comemorar data

quinta-feira, março 15, 2012 Jony Lan 0 Comments

Tem consumidores? Comemore em conjunto! Hoje (15/03) comemora-se o Dia Mundial do Consumidor. Os órgãos de defesa do consumidor aproveitam a data para promover ações com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre o consumo mais ético, justo e responsável.

Uma das entidades é o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). A equipe do instituto vai estar no shopping West Plaza, no dia 15, oferecendo orientações gratuitas para resolver problemas de consumo, com distribuição de materiais de educação para o consumo.

Serviços financeiros
Na mesma data será realizado um seminário no Hotel Braston (Rua Augusta, 467, Consolação), abordando os direitos dos consumidores e trabalhadores bancários na venda responsável de produtos e serviços financeiros.

“A atuação do Idec tem como finalidade tornar as relações de consumo mais equilibradas. Atuamos em todo lugar onde o consumidor tem direitos a garantir: dos serviços financeiros a questões sobre mudanças climáticas e sustentabilidade do planeta, aspectos de segurança e saúde”, explica a coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn.

Mas os eventos do instituto não param por ai e o Idec participará da 1a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Para saber mais sobre os eventos, bem como os horários e locais de realização, o consumidor pode acessar a página do Idec (www.idec.org.br/mobilize-se/eventos).

Consumidor idoso
Já a ProTeste - Associação de Consumidores aproveita a data para homenagear o consumidor idoso, lançando uma cartilha contendo informações sobre seus direitos. A associação também vai realizar seminários em São Paulo e em Brasília. Na primeira localidade, o foco do debate serão reclamações e o acesso à Justiça pelo idoso, quando tem problemas de consumo.

Em Brasília, o tema discutido será “Um Brasil mais velho, o novo perfil do consumidor idoso”. Serão tratados temas como o cenário atual do mercado de consumo para o idoso e a inclusão no sistema financeiro. Para mais informações, vale acessar o site da Proteste: (www.proteste.org.br/consumidor/homenagem-ao-idoso-no-mes-do-consumidor-s572311.htm).

O Procon-SP também vai promover palestras em algumas cidades paulistas. Na capital, a palestra terá como foco os direitos básicos do consumidor. As inscrições são individuais e gratuitas e as vagas limitadas. O evento acontece na próxima quarta-feira (14). Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição direitamente no site: www.procon.sp.gov.br/curso.asp?id=275.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: infomoney

Conteúdo relacionado