Marketing experience | Shore é um detector facial que pode ajudar empresas em pesquisa de mercado

terça-feira, março 13, 2012 Jony Lan 0 Comments

Já pensou em traduzir a emoção de uma pessoa? Nem sempre ficamos ligados à essas questões. Imagine se tivermos essa coleta de dados imediata? Imagine você criar uma vitrine para uma promoção e ter em tempo real uma pesquisa analisando a reação das consumidoras? Excelente, não? Essa é a vantagem do SHORE, um software que foi lançado em 2011 e continua se aprimorando. Os desenvolvedores garantes 94% de acertos na definição de gêneros. O programa nasceu com o argumento da coleta de dados isenta, em tempo real e a análise de informações quantitativas e qualitativas.

Um dia você pode estar em frente a uma vitrine e sendo avaliado sem que perceba. Em vez de alguém coletando dados, um software de detecção facial analisará suas expressões, identificará seu sexo e idade aproximada. O lojista saberá, assim, se os produtos expostos estão atingindo o público alvo imaginado. A solução esteve entre as tecnologias apresentadas durante a Cebit 2012 pelo Fraunhofer Institute.

Batizada de Shore, o instituto acredita, com ela, ter chegado a um produto flexível, independente e com geração de análise independente de dados. A partir das informações obtidas e avaliadas, o comerciante ou quem quer que esteja usando pode tomar atitudes rápidas para mudar ou melhorar o quadro. E quando se fala em ações ágeis é porque toda a coleta e envio de dados acontece em tempo real.

O software permite identificação de rostos até um tamanho mínimo de 8 x 8 pixels. Outro ponto interessante é a análise simultânea, inclusive, com variações de humor. Claro que alguns ajustes são necessários. No teste que a reportagem fez, apareceram cinco estados de humor (ele agrega conforme as expressões do rosto mudam), sexo e a idade. Mas a máquina errou minha idade em sete anos menos e isso pode fazer diferença. O cliente pode querer um público até 25 anos e, neste caso, o software estaria entregando um alvo errado, já que tenho 30.



Ainda assim, não deixa de ser um desenvolvimento interessante e que pode ajudar principalmente as companhias de varejo num futuro próximo. O processamento dos dados coletados pode ser feito pode diversas interfaces como TCP/IP e textos log. A instituição garante que a integração do software é bastante fácil, já que ele está documentado em C++.

Entre outros benefícios eles citam: análise em tempo real, número arbitrário de rostos, flexibilidade de adaptação para as necessidades do negócio; imparcialidade na coleta de dados e interface amigável.

Com certeza o custo será evidentemente mais barato que contratar um pesquisador e mais, poderá ter outras aplicações, dependendo do contexto. Já imaginou ele analisar se alguém vai roubar o banco pelo comportamento e expressão do rosto? Esse é o futuro! Imagine cruzar os dados dos clientes que fazem um tipo de pedido com a expressão que fazem, mamão com açúcar!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: informationweek

Conteúdo relacionado