Mídias alternativas | de papel toalha até caixa de frango assado

quinta-feira, março 29, 2012 Jony Lan 0 Comments

Below the line | quando as mídias alternativas são mais eficientes que um anúncio na televisão. Será que sua área de marketing está preparado para isso?

Depois de recentemente transformar as sacolas biodegradáveis em mídia e colocar aroma no ticket de estacionamento, agora chegou a vez dos papéis toalha com publicidade.

A nova mídia já está disponível no portfólio do Grupo Four Midia e pretende interagir com os consumidores aguçando os diversos sentidos do corpo humano. O papel toalha causará grande impacto visual, mas além dos olhos, poderão ser exploradas texturas perceptíveis pelo tato e agradáveis aromas pelo olfato, proporcionando novas experiências para os consumidores das marcas anunciantes.

Os dispensers com os papéis toalhas customizados poderão ser instalados em banheiros de diversos estabelecimentos, como shoppings, escolas, academias, restaurantes, casas noturnas e de shows ou ambientes específicos que atendam o briefing das campanhas.

Para Meyer Nigri, diretor do Grupo e principal responsável pela criação das mídias da empresa, trata-se de mais uma oportunidade diferente para as marcas anunciarem. “Buscamos sempre novas experiências para o consumidor ser impactado de forma eficiente, criativa e marcante. Para isto, estamos cada vez mais desenvolvendo mídias que fazem parte do dia-a-dia das pessoas”, explica.

A empresa também desenvolve mídias em outros setores fora do ambiente gourmet, como postos de gasolina, escolas, academias, praias e universidades, sempre com ideias diferentes que transformem os materiais do próprio local em uma mídia atraente e divertida para veiculação das campanhas.

Com equipe especializada que atua desde a reunião de briefing, planejamento das peças que serão utilizadas na campanha, logística de entrega e ativação dos pontos, que desencadeiam em relatórios parciais ao longo da campanha e um relatório final com cheking fotográfico de todo o circuito.

Caixa de sanduíche falante - faz os sanduíches falarem! E equipe da empresa desenvolveu um chip sonoro que fica acoplado na caixa de sanduíche. Quando ela é aberta o chip é acionado e transmite a mensagem da campanha. O consumidor é surpreendido de uma forma inovadora e muito divertida.

Tickets de estacionamento aromatizado -É um hábito comum e corriqueiro das pessoas nas grandes cidades entrarem nos estacionamentos dos shoppings e levarem o ticket na boca enquanto procuram uma vaga para estacionar. Pretende fazer deste momento uma forma diferenciada de impactar o consumidor através do paladar e olfato. Este tipo de mídia totalmente exclusiva no Brasil poderá ser utilizado para lançamentos de novos produtos como cafés, perfumes e guloseimas, que por meio de sensações obtidas pelo olfato e paladar possam remeter às marcas que anunciam no ticket.

Cartazes falantes - um cartaz que emite som e interage com o consumidor e que foi carinhosamente apelidado de "cartaz falante". Ele é mais uma das grandes novidades de mídia que trouxemos para o mercado. O mecanismo é muito simples. Por meio de um sensor e num raio de 1m de distância, qualquer pessoa é impactada pelo som emitido do cartaz. Ou seja, mesmo que alguém passe ao lado do pôster e não perceba a campanha, o efeito sonoro irá atrair sua atenção e ele será impactado. O som emitido pode variar com músicas, textos, frases de efeito, slogans, entre outras possibilidades.

Cartões postais que falam - um dispositivo que fica acoplado aos cartões postais para emitir som quando acionado com o dedo. O cartões podem carregar diversos conteúdos, desde músicas, jingles, spots ou uma gravação qualquer relacionada à campanha.

Caixas de Pizza que falam ou se transforma -As caixas de pizza vão muito além do convencional apresentado pelo mercado. Há caixas de diversos tipos: as que emitem sons, que se transformam em pratos ou em bolachas de copo destacáveis e, também, com impressão 3D acompanhada de óculos especiais. Todos os formatos despertam um grande interesse dos consumidores de forma divertida e também interativa.

Delivery Fantasia-Imagine as pessoas recebendo a entrega de um produto das mãos de um super-herói sem que elas estivessem esperando por isto? Divertido, né? O Delivery Fantasia é mais uma das mídias divertidas para impactar o consumidor na hora que ele recebe em casa algum produto via delivery.

Dirigível Balada - sobrevoa a pista de dança e já chama atenção por ser uma ação totalmente diferente do habitual. Além disto, a empresa desenvolveu um mecanismo no dirigível que dispara vouchers sobre os clientes e que podem ser trocados por brindes dentro na própria balada. Ações como esta geram muitos comentários, fotos e buzz nas redes sociais.

Saco de Pãezinhos - desperta a atenção do consumidor que está acostumado a receber seus pãezinhos nos tradicionais sacos “sem cores” das padarias. Uma ótima opção para expor e levar as marcas para dentro dos lares atingindo toda a família.

Capa de Lavanderia - a capa é confeccionada com material especial para veiculação da campanha e pode ser acompanhada por uma ação de sampling nas lavanderias.

Saco de Pastel -O pastelzinho de feira virou moda nas principais cidades do Brasil transformando o saquinho de pastel em uma mídia exclusiva e diferente.

Foram mapeadas as principais feiras livres em todo o país para transformá-las em ponto de veiculação das campanhas.

Caixa de Frango -O frango de padaria é um hábito nacional em todas as famílias. E por isto a mídia Caixa de Frango, apelidada carinhosamente de FrangoBox, é um grande sucesso.

O consumidor além de desfilar com a caixa nas ruas próximas do seu bairro, ainda leva as marcas para dentro dos seus lares impactando toda a sua família.

Copo Ilusão - O copo Ilusão é uma das mídias mais divertidas e gera impacto pela ilusão causada quando o consumidor consome a bebida. Muito mais do que a imagem impressa no copo, este produto é capaz de gerar um buzz entre os clientes, que se fotografam, filmam, guardam o copo para mostrar aos amigos e também compartilham imagens nas redes sociais.

Cafeteria Livraria - as xícaras de café, pires, pratos, guardanapos, mexedores de açúcar, marcadores de livro, entre outros objetos se transformam em mídia. Também são possíveis ações que ofereçam vouchers que troquem por café, revistas, livros e outros brindes que venham agregar valor para a campanha.

Calendário Foto - A pessoa vai até um estabelecimento e tira uma foto que é impressa na hora e aplicada em um calendário com a marca do patrocinador para o consumidor levar para casa. Calendários são ótimas estratégias de comunicação e garantem um impacto diário para as marcas dentro dos lares dos consumidores por um período de até 12 meses.

Foto Imã -Praticamente toda a população que tem uma geladeira em casa possui uma porta cheia de imãs com telefones úteis, fotos e outros objetos. Esta ação repete o mecanismo do calendário foto, só que neste caso a fotografia e a marca do patrocinador ficam dentro das casas dos consumidores por períodos que ultrapassam os 12 meses.

Ação em Vallet - ao receber o carro o cliente é impactado pela mensagem da campanha instalada no painel do veículo, como volantes, retrovisores, câmbio, entre outros.

Ação em Postos de Gasolina - transforma as bombas de combustíveis em um novo canal de mídia. Enquanto o motorista e os passageiros aguardam o carro ser abastecido, a criatividade das peças publicitárias atraem a atenção das pessoas, que são impactadas pelas imagens expostas.

Saco de Pipoca-Seja adulto ou criança, rico ou pobre, não importa, todos adoram comer uma boa pipoca. Transforma o saco de pipocas em uma mídia para veiculação de lançamentos de filmes, teatro e outras campanhas relacionadas. Os pipoqueiros podem se posicionar em saídas de escolas, lojas de departamentos, terminais de ônibus e metrô, ou qualquer outro ponto do país.

Jogo Americano-O jogo americano é um grande exemplo para as mensagens chegarem até os consumidores num momento de descontração. A campanha fica exposta durante todo o período de permanência consumidor no estabelecimento, tornando-se uma distração e um ótimo canal de mídia para a marca.

Garrafa de Água -A garrafa d´água com rótulo personalizado é mais uma opção de produtos diferenciados. São ótimos brindes para ações relacionados a lazer, esportes e bem-estar, com entregas em parques, academias e eventos a céu aberto em dias de calor.

Bolachas de chope - transformar uma simples bolacha de chope uma mídia com ampla variedade e possibilidade para entreter, divertir e chamar a atenção dos consumidores. Há bolachas que acendem luzes, que avisam quando o copo de chope está vazio e também que possui um ponteiro para brincadeiras na mesa para saber quem paga.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: revistaFator

Conteúdo relacionado