Pergunta | Os supermercados estão superando as expectativas dos clientes?

terça-feira, maio 08, 2012 Jony Lan 0 Comments

Pergunta de Ivan Oliveira:


-------------
Gostaria de compartilhar o que acha, que hoje o ramo supermercadistas trata-se de um ramo onde está superando as expectativas, como também os clientes exigentes em todas as classes AA,B,C,D, e E. Onde os mesmos querem respeito, limpeza, atendimento, organização e preço, o que voce acha, e qual sua visão para grandes fusões.

Os clientes não estão procurando só com o preço e sim atendimento, limpeza e outras coisas mais, pois as classes são de AA até E com a mesma intenção, o melhor.

E tenho mais uma tese para funcionarios e clientes de supermercado fechar aos domingos, teriamos melhor qualidade de vida para os funcionarios como tambem um atendimento personalizado para os clientes o que vc acha?

Abraços 

----------------------

Ivan, certamente essa é uma pergunta que persegue qualquer ramo de atividade que inclua clientes, ou seja, todas as empresas pensam em superar as expectativas dos clientes.

Então, o que o supermercadista deve fazer para superar as expectativas dos clientes? Primeiro, oferecer um preço baixo perceptivo. O que é isso? É fazer com que o cliente tenha a sensação de que está pagando mais barato. Exemplo: colocar nota fiscal do mesmo produto comprado no concorrente, mostrando que lá é mais caro. Anunciar que o seu preço é mais barato todos os dias, dizer que é dia de promoção e assim vai. Então, primeiro faça a lição de casa, preço baixo em algum item. Isso porque "TODOS" fazem isso. Não fazer é ter um ponto à mais a superar em competitividade. Mas aí você pode dizer que supermercados gourmet "não tem preço baixo", mas também os produtos são diferenciados, com alto valor agregado, logo, cobram mais caro mesmo e preço é uma estratégia composta.

Segundo, cuide do resto. Aí vai de tudo um pouco.

É óbvio que limpeza faz parte de qualquer empresa, mas o ambiente e a organização dependem do foco do supermercado. Dificilmente você verá um supermercado voltado para o público EE organizado para ser um ambiente aconchegante, com ar de supermercado gourmet. Se existe é um negócio diferenciado.

Mudou o conceito, o nível de atendimento também muda (supermercado é sinônimo do conceito de auto-serviço, "sem" atendimento). Mudou o público-alvo, mudou a classe social foco, a estrutura e a organização da loja. 

Não que um supermercado de classe C não atenda um público de classe A, mas isso não quer dizer que uma classe F, que vive às margens do risco econômico, queira privilegiar o atendimento e não o preço. Isso é minoria. O povo quer preço, os ricos, querem preço e atendimento.

Assim é claro, o nível de serviço de um supermercado ajuda a determinar o segmento que ele atua. É por isso que as grandes redes de supermercados possuem uma gama enorme de bandeiras diferenciadas, justamente para atender públicos diferentes em formatos de lojas diferentes, com níveis de atendimento e organização diferentes.

Quanto a fechar o supermercado aos domingos, acho difícil. Por mais que os funcionários, na sua opinião, perdem qualidade de vida, pergunte a um médico que faz plantão o que é qualidade de vida? E que tal perguntar para a camareira de um hotel, bem no feriadão, onde ela gostaria de estar? Os supermercados possuem o maior fluxo de gente, clientes e vendas aos finais de semana, fechar justamente quando há o maior volume de vendas é ter que mudar uma cultura capitalista brasileira. Isso porque, até então, muitos lugares na Espanha ainda fecham para a "la siesta" todos os dias. 

No mais é isso aí!

Você tem um supermercado no seu bairro? Pratique o "Bom dia fulano(a)", aí você estará dando um atendimento personalizado.


Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado