Smartphones | mulheres tiram fotos, homens preferem games e vídeos

quarta-feira, maio 02, 2012 Jony Lan 0 Comments

Comportamento e tendência de utilização dão sinais das diferenças e estimulam o foco do marketing. De acordo com pesquisa da Ericsson em 9 cidades, mais de 40% dos usuários de aparelhos móveis usam os dispositivos para navegar na Internet.

Com um número cada vez maior de smartphones no Brasil, já é possível notar comportamentos como uma preferência dos homens por serviços de entretenimento e das mulheres pelos serviços de comunicação, de acordo com um novo estudo do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson.

O levantamento, intitulado “Smartphone: um aparelho diferente para homens e mulheres”, aponta também que 77% das mulheres entrevistadas usam o smartphone para tirar fotografias, contra “apenas” 57% dos homens. A melhoria da qualidade das câmeras desses aparelhos, que ficam entre 8MP e 12MP nos modelos mais recentes, pode ser apontado como um dos principais fatores para esse uso em grande quantidade.

Por outro lado, os homens são líderes no quesito enviar mensagens com fotos e imagens, as chamadas MMS. Quase 50% dos entrevistados disseram realizar essas atividades, em comparação com 27% das mulheres, que, por sua vez, lideram no envio de SMSs e no uso de softwares VoIP, como o Skype.

E, como são mais focados em serviços de entretenimento, os homens jogam mais games nos smartphones do que as mulheres: 35% contra 15%. Os entrevistados também disseram assistir mais vídeos (no YouTube) e TV digital nos seus aparelhos mobile do que as mulheres. Além disso, os homens lideram o download de novos aplicativos nos aparelhos, por meio de lojas como a App Store e a Google Play.

Outro dado interessante revelado pela pesquisa é que mais de 40% dos usuários de smartphones no país utilizam o aparelho para navegar pela Internet, enquanto que 33% deles usam o dispositivo para acessar as mídias sociais diariamente.

Redes sociais
De acordo com o estudo, os homens usam mais seus smartphones para acessar as redes sociais, como Facebook e Twitter. Quase 50% dos entrevistados leem e verificam redes sociais por meio dos aparelhos, contra 39% das mulheres. Além disso, os horários preferidos para os homens fazerem isso são durante a tarde e no final do dia, especialmente em trânsito. Enquanto que as mulheres lideram os acessos no período da manhã, antes de sair da cama, durante o almoço, e depois no final do dia, novamente na cama.

A pesquisa foi realizada pela Ericsson em 2011 com 1.511 pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: IDGNOW

Conteúdo relacionado