Old Fashion que nada, a moda agora é o retrô contemporâneo

quarta-feira, setembro 23, 2009 Jony Lan 0 Comments

A dinâmica da moda parece que está conquistando o mercado automobilístico. As fronteiras dos setores estão se cruzando, também com tanta evolução dos setores, chega o momento do esgotamento. É a limitação dos setores, um momento de pausa para poderem voltar a crescer, ou mesmo, "morrerem". Calma, não é a morte do setor, mas uma adaptação. Se olharmos para o setor de moda hoje, certamente não é o mesmo que a moda dos anos de 1950. Houve uma evolução. Mas nesse caminho evolutivo, o automobilístico é um setor que está em transição. Graças à crise que abalou as principais fabricantes americanas, o setor vive um momento de novas linhas de produtos, novas alternativas.

Projetos engavetados agora ganham vida e se adaptam às novas necessidades ambientais, sociais e críticas do mundo. É uma tendência mundial. MKTmais.com entende que em vez da indústria automobilística continuar a produzir carros maiores, mais potentes, parecendo mais tanque de guerras do que carros de passeio, chegou a vez dos modelos menores, mais econômicos e mais ecológicos. Além de simplesmente transformarem os carros atuais com motores a combustíveis alternativos, chegou a vez de mudar toda a plataforma. Mas como a indústria já lançou quase tudo quanto é carro (só falta o carro helicóptero, pois anfíbio já existe) a melhor estratégia pode ser reviver o passado. Claro, de forma repaginada.

Assim como na moda, em que a moda vai e volta e a moda retrô é sempre repaginada de forma contemporânea, a indústria automobilística está seguindo o mesmo caminho.

Para que seja mais visual e mais fácil que vocês entendam esse novo cenário competitivo, vejam os exemplos:

Fiat 500



New Beetle



Mini Cooper


Interessante não? Modelos pequenos do passado voltam como foco do novo cenário mundial. Mas não fiquem imaginando que eles serão os campeões de venda. Não no curto prazo. Mas o nicho de mercado para os compactos ganhou o peso dos antigos modelos repaginados. A vantagem é clara, a marca do passado agora tecnologicamente superior.

O Mini, por exemplo, foi repaginado pela BMW. Um carro tipicamente inglês está se tornando uma marca, um estilo e uma mania.

O sucesso do Mini e o novo cenário automobilístico estão, agora, influenciando a BMW a trazer de volta o Isetta.


As propagandas do passado são perfeitas para os dias atuais, não? Compactos, leves, econômicos. Agora veja a repaginação, nada lembra a obsolecência planejada, afinal, é quase que um banho de loja.

Começando pelo logotipo, será que lembrará outra marca?







Bom, o conceito está dado, o modelo ainda está sendo finalizado, e a evolução do setor ganhou uma nova tendência, retrô contemporâneo. Será que podemos exportar o conceito para outras áreas e setores? Que tal tentar algo novo com o velho? Eu entendo que isso é possível, e você?


Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado